FC-1 para o Azerbaijão.

By Vinna com informações do Information-Analytic Agency NEWS

China deve vender um lote (de quantidade ainda não informada) de seu caça polivalente FC-1 “Fierce Dragon” ao Azerbaijão. Se concretizada será a primeira vez que uma ex-republica soviética adquire caças de origem que não é a Russa.

A AVIC (empresa chinesa responsável pela fabricação do avião também anunciou que o Zimbabwe (nota: o Sudão também demonstrou interesse anteriormente mas como esta sob embargo da ONU não foi anunciado) também está entre os potenciais compradores da aeronave fruto de uma ‘joint venture’ Sino-Paquistanesa para um caça de combate multifunção leve monomotor – uma Klimov RD-93, derivada da RD-33. O caça, tem na sua origem o avião de combate J-7, ou F-7 (versão de exportação) que é uma cópia do MiG-21, do tempo da União Soviética. Também foi anunciado que a linha de montagem do caça no Paquistão deverá estar pronta em breve.


A aeronave, deverá substituir na Força Aérea do Paquistão, os modelos mais antigos do MiG-21, do Mirage III e igualmente aeronaves de fabricação chinesa derivadas do MiG-21, como o J-7-II, que estão ao serviço na Força aérea paquistanesa.

Ele é conhecido na China como FC-1 (Fighter China 1) e no Paquistão como JF-17 (Joint Fighter 17) hoje JF-17 Thunder ou “Super Seven”. O projeto de modernização dos J-7/Mig-21 chineses seria inicialmente feito por empresas ocidentais, mas por razões relacionadas com custos, o projeto americano de modernização das aeronaves foi cancelado, tendo a indústria chinesa decidido prosseguir sozinha. A cooperação entre a China e o Paquistão, foi incrementada quando tanto a China quanto o Paquistão começaram a enfrentar maiores dificuldades no que respeita ao acesso a tecnologias de ponta ocidentais (leia-se tecnologia norte americana).