Obama deixa Seul após debates sobre Coreia do Norte e Irã

Fonte: Último Segundo - Via: Plano Brasil


Obama e Lee Myung-bak se encontraram nesta quinta

O presidente americano, Barack Obama, deixou nesta quinta-feira a Coreia do Sul para retornar aos Estados Unidos, encerrando assim sua primeira viagem à Ásia desde que assumiu o cargo. Em Seul, quarta e última etapa da viagem, Obama analisou com o presidente sul-coreano Lee Myung-bak a questão nuclear norte-coreana e o acordo de livre comércio entre os dois países, que o Congresso americano ainda precisa ratificar.

Obama e Lee Myung-bak exigiram que Pyongyang retome as negociações internacionais sobre o programa nuclear do país em troca de ajuda econômica.

Depois de um encontro com o presidente Lee na capital, Seul, Obama disse que seria bom para o povo da Coreia do Norte se o país abandonasse as armas e se reunisse novamente à comunidade internacional.

Obama reafirmou o compromisso para continuar as negociações sobre o programa nuclear do país e anunciou uma viagem do enviado especial para assuntos nucleares, Setphen Bosworth, a Coreia do Norte no dia 8 de dezembro para um diálogo direto com as autoridades em Pyongyang.

“Nossa mensagem é clara. Se a Coreia do Norte está preparada para tomar passos concretos e reversíveis para cumprir suas obrigações e eliminar o programa de armas nucleares, os Estados Unidos providenciarão ajuda econômica e ajudarão a promover a integração completa do país com a comunidade de nações”, afirmou Obama.

O presidente disse ainda que a oportunidade e o respeito “não virão com ameaças”.

Já Lee reforçou a proposta do que chama de uma “grande troca”, pela qual Pyongyang encerraria o programa nuclear em troca de ajuda financeira.

“Espero que, ao aceitar nossa proposta, o Norte garanta a segurança, melhore a qualidade de vida para seu povo e abra o caminho para um novo futuro”, disse o sul-coreano.

Irã

Obama afirmou na capital sul-coreana que os Estados Unidos e seus aliados discutem as consequências para o Irã de um bloqueio na questão do programa nuclear, ou seja, sanções agravadas.

O presidente dos EUA afirmou a porta continua aberta para que o Irã aceite as propostas internacionais, mas criticou a incapacidade das autoridades iranianas em dizer “sim”.

“Por isto, Washington e seus aliados discutem agora as consequências”, disse. “Prevemos que nas próximas semanas vamos estudar um conjunto de medidas potenciais que mostrarão ao Irã nossa determinação”, declarou Obama.

O Irã recusou na quarta-feira o envio ao exterior de seu urânio levemente enriquecido e pediu uma nova reunião em Viena com as grandes potências, por rejeitar o projeto de acordo da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).