Sobre a construção do Muro de Berlim

Fonte: Histórias - Por: Tathyana Zimmermann Fernandes

O Muro de Berlim (Berliner Mauer em alemão) foi – além de um símbolo – uma realidade, uma barreira física dividindo a Alemanha em duas entidades estatais distintas, a “Alemanha Ocidental”, capitalista, denominada República Federal da Alemanha (RFA) e a“Alemanha Oriental”, socialista, denominada República Democrática Alemã (RDA).

Esse muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio – Berlim Ocidental (RFA) e Berlim Oriental (RDA) – também simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes, onde um desses blocos era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos da América e o outro era constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético, liderados pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

Construção do Muro de Berlim, em 1961

O famoso Muro começou a ser construído na madrugada de 13 de Agosto de 1961, por soldados soviéticos com o auxílio de alguns operários alemães. O Muro foi erguido em um único dia e dele faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas eletrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. Esse muro provocou a morte a 80 pessoas identificadas, 112 ficaram feridas e milhares aprisionadas nas diversas tentativas de atravessar para o lado Ocidental.

Mas, qual o porquê dessa divisão?

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, os países “vencedores”, apelidados de “Os Três Grandes” – EUA, Inglaterra e URSS – passaram a organizar o destino das regiões arrasadas pelos combates da guerra.

Trabalhadores da Alemanha Oriental construindo o Muro, em 1961.

Dessa forma, foi constituído, em 1949, a OTANOrganização do Tratado do Atlântico Norte (ver mais sobre a OTAN na postagem específica) – para representar os países do bloco ocidental e capitalista. A OTAN organizou o Plano Marshall, buscando reconstituir as economias devastadas pela guerra, além de reconstruir as cidades.
Do lado oriental, o controle das economias ficou sob o encargo do monopólio econômico controlado pelos partidos comunistas, ou seja, pelos Estados Socialistas. Surgiu, assim, o Pacto de Varsóvia ou Tratado de Varsóvia (ver mais detalhes sobre o Pacto de Varsóvia na postagem específica). Esse Tratado, assinado em 14 de maio de 1955, era uma aliança militar entre os países socialistas do leste europeu e a URSS e propunha compromisso de ajuda mútua em caso de agressões militares.

Portanto, o mundo estava visivelmente dividido em duas partes antagônicas, que disputavam entre si a hegemonia global. O território da Alemanha, já havia sido dividido entre os países vencedores da guerra (veja a cronologia da divisão na postagem específica).


Mapa de Berlim com a divisão das regiões dominadas após a Guerra.


Dessa forma, o Muro foi construído, em 61, por iniciativa da Alemanha Oriental para impedir a fuga de pessoas das fronteiras socialistas para o ocidente. Tornando-se o símbolo dessa divisão mundial, uma “Cortina de Ferro” da Guerra Fria que demarcava a fronteira geopolítica do bloco soviético.


Mapa de Berlim, com a localização do Muro.

Era como se o Muro fosse uma fronteira construída com cimento, tijolos e arame farpado que permaneceu até novembro de 1989, quando as autoridades de Berlim Oriental autorizaram o livre trânsito entre os dois lados da cidade, quando iniciou-se o processo de reunificação da Alemanha.

Construção do Muro, obras do lado oriental, em 1961.