Turquia o destino final dos submarinos U-214 “Papanikolis” ?

By Vinna com informações do Hurriyet Daily News

Marinha da Turquia vai comprar seis submarinos U-214 fabricados pelos estaleiros HDW da Alemanha a um preço quase 20 por cento menores do que os alemães tinham inicialmente proposto.

Com a redução de preço aventa-se a possibilidade de que o submarinos originalmente destinados à Grécia e devolvidos por problemas de construção tenham feito parte do negócio motivando a redução no preço.

O submarino “Papanikolis”, (o primeiro navio do que viria a ser conhecido como tipo U-214), teve então o seu contrato denunciado pelas autoridades gregas por falta de cumprimento por parte das autoridades gregas. O Cancelamento do contrato, levou os estaleiros alemães a ficar com a posse de quatro submarinos do tipo U-214 (excesso de produto). Posteriormente foi oferecido à marinha da Polônia. Vários rumores apontaram para a possibilidade de o navio poder ser oferecido a Portugal, Coréia do Sul e depois a Taiwan. Por fim ao que parece foi fechado um acordo com a marinha da Turquia.

Os U-214 turcos iam ser construídos em módulos na Alemanha, entre os quais se conta o módulo de propulsão independente do ar (AIP da Siemens) e montados na Turquia. Segundo os dados divulgados, 80% do custo será correspondente à participação da indústria turca, o que inclui a mão de obra. Se considerarmos que os 4 submarinos ex-Grecia estão prontos há de se concluir que somente duas da unidades do contrato de 6 devem ser totalmente montados na Turquia.

Em termos de sistemas, uma parte considerável será de concepção local, e destina-se a permitir a adequar os novos navios às necessidades da marinha da Turquia. Eles serão compatíveis com os submarinos U-209 mais recentes que vão continuar ao serviço e com os navios de superfície da marinha turca.

O programa de submarinos da Turquia será o segundo maior projeto de modernização da defesa em um negocio orçado em 2,5 bilhões de euros (depois das negociações o custo do programa ficou em 1.96 milhões de euros ou seja quase 500 milhões de euros inferior ao preço original) ficando atrás somente dos 11 bilhões de dólares previstos para os 100 caças F-35 Joint Strike Fighter Lightning II. Ancara espera ter seus U-214 operando até 2015.