Até onde se sabe a Fraternidade Fole doou pelo menos 10 Spitfires a RAF

193 Squadron da RAF é homenageado pela FAB no Reino Unido


Fonte: Revista Asas

Como forma de relembrar o apoio que o Brasil proporcionou ao Reino Unido na 2ª Guerra Mundial, ao levantar fundos com a campanha Fraternidade do Fole para a compra de aeronaves de combate para a Royal Air Force (RAF), no dia 16 de outubro último a FAB descerrou uma placa em Harrowbeer homenageando o 193 Squadron da RAF.

O evento faz parte do Projeto Britons from Brazil, que nasceu há cerca de um ano atrás depois do leitor e pesquisador Carlos Fernando Thompson Motta ler o artigo ASAS Brasileiras Para a Sua Majestade, escrita pelo atual conselheiro editorial de ASAS Ian Comber, na edição número 02.

No início o projeto seria apenas contar a história da Campanha Fraternidade do Fole, como uma ação de levantamento de fundos para a compra de aviões para a Royal Air Force (força aérea do Reino Unido) durante a 2ª Guerra Mundial. Depois de fotografar uma placa oferecida em agradecimento á Comunidade Britanica no British Commonwealth Society pelos aviões doados, Motta descobriu que havia um memorial de guerra dos Anglo-Brasileiros que morreram em combate em ambas as Grandes Guerras na Igreja Anglicana de Botafogo no Rio de Janeiro.

Em março deste ano, Motta procurou a Força Aérea Brasileira (FAB), a Embaixada Britânica no Brasil e a Embaixada Brasileira em Londres para celebrar o aniversário de 66 anos do 193 Squadron da RAF, que foi criado em 16 de outubro de 1943 com o recebimento de nove Hawker Typhoon adquiridos com dinheiro brasileiro.

Motta sugeriu que fosse inaugurada uma placa comemorativa em Harrowbeer, em Devon, local em que o 193 Squadron ficou sediado durante a 2ª Guerra Mundial.

Ao conversar com o Comando da Aeronáutica, especificamente com o brig. Junit Saito (comandante da Aeronáutica), do brig. Antônio Carlos M. Bermudez chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, Motta conseguiu total apoio da FAB, que decidiu oferecer a placa para ser colocada em Harrowbeer, contanto que uma mesma placa fosse inaugurada no Museu Aeroespacial, no Rio de Janeiro.

No evento em Harrowbeer, estavam presentes o cel. Cesar Estevam Barbosa (Adido Aeronáutico do Brasil no Reino Unido), do cel. Willie Dobson (Adido Aeronáutico Britânico em Brasília) e de dois veteranos do 193 Squadron.