O presente de Natal que todos queríamos

Fonte: Daily Mail, 20 de dezembro de 2009 - Via: Sala de Guerra.


É o sonho de todos nós – das pequeninas fitas de munição ao cockpit em miniatura, tudo é encantador nesse impressionante modelo de aeronave.

É uma réplica exata de um North-American P-51D Mustang, que foi o principal caça de longo-alcance dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial. O modelo foi construído por um dentista aposentado, que usou alguns dos seus instrumentos para criá-lo.

Construído na escala 1/16, cada parte é completamente funcional, ligadas por uma intrincada série de minúsculas correntes, cabos e juntas.

O trem de pouso recolhe-se e os controles funcionam, porém as alavancas são tão pequenas que têm de ser operadas com uma pinça. Young C. Park, de Honolulu, Havaí, levou três anos e 6.000 horas de trabalho para completar o modelo. Com um corte transversal do lado esquerdo para mostrar o funcionamento do interior, todas as seções foram moldadas com chapas de alumínio de construção civil. O metal foi anelado para adquirir a maleabilidade necessária, tornando mais fácil o processo de moldar e esculpir.

O Sr. Park, de 77 anos, usou mais de 15 metros de alumínio, dando forma usando um torno, até que ficasse satisfeito com o resultado. O metal era normalmente moldado sobre um suporte de madeira, mas para uma grande área da superfície atrás do cockpit ele usou a planta do pé para conseguir a forma correta.

De acordo com o Sr. Park, o trabalho com alumínio não é tão diferente do trabalho dentário usando ouro. Ambos podem ser anelados, moldados, polidos e tornados maleáveis. Ele também usou suas ferramentas odontológicas para escavar partes da fuselagem e fazer baixos-relevos nas superfícies das asas.

A aeronave tem 60 cm de comprimento, 30 cm de altura e 68 cm de envergadura. Está atualmente em exibição no Joe Martin Foundation Craftsmanship Museum em Vista, Califórnia.

A fascinação do Sr. Park por aviões de caça começou na adolescência após um ferro-velho de aeronaves da Segunda Guerra Mundial, e cresceu quando ele serviu como soldado na Guerra da Coreia em 1952.

A respeito do Mustang, ele diz: “É o mais bonito dos caças da Segunda Guerra Mundial”.

O Mustang serviu como escolta de bombardeiros e aeronave de reconhecimento, e ao fim da guerra havia destruído 4.950 aeronaves inimigas, mais do que qualquer outro modelo de caça americano na Europa.

O Sr. Park trabalhando em sua oficina.
Outro dos sublimes modelos de motores aeronáuticos feitos pelo Sr. Park.