A FAB que estaria procurando convencer Lula pela escolha do Gripen NG

Lula confirma que decisão sobre compra de caças ficará para 2010

Reuters - Luiza Damé - O Globo; Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta segunda-feira que a definição sobre a compra dos 36 caças para a Força Aérea Brasileira (FAB) sairá no início do próximo ano, conforme já havia adiantado o ministro da Defesa, Nelson Jobim. A declaração do presidente foi feita durante discurso no tradicional almoço de fim de ano com oficiais militares, no Clube do Exército, em Brasília.

No início de 2010 deveremos tomar a decisão sobre a compra dos aviões-caça para a FAB - disse Lula.

Na semana passada, Jobim já havia informado que não haveria tempo neste ano para uma decisão sobre a compra das aeronaves. Participam da disputa internacional o avião militar Rafale, da francesa Dassault, o caça Gripen, da sueca Saab, e o Super Hornet F-18, da americana Boeing.

Em seu discurso, Lula também reafirmou o compromisso de reaparelhar o Exército e a Marinha. Até 2030, destacou, o país vai adquirir 3 mil viaturas blindadas de combate.

- Gostaria de lembrar a todos que este encontro de hoje acontece num momento auspicioso. Na semana passada, enviamos ao Congresso Nacional projeto que altera a Lei Complementar 97, fortalecendo ainda mais o Ministério da Defesa. Ainda na semana passada, tive a satisfação de saber que o Exército está recebendo o primeiro lote de 34 viaturas blindadas de combate Leopard-1A5. Recentemente, autorizei o início do projeto Família de Blindados, de produção nacional. Até 2030, serão entregues ao Exército cerca de 3 mil blindados - disse.

Lula destacou ainda a importância que o submarino nuclear terá para o país.

- É com muito orgulho que acompanho o programa nuclear da Marinha, e acompanhei a formalização, este ano, dos contratos para a construção de um estaleiro, uma base de submarinos, um submarino com propulsão nuclear e quatro submarinos convencionais - ressaltou.