Russia's 5th generation fighter (photo : sicqnus)


CAÇA INVISÍVEL RUSSO FAZ PRIMEIRO VOO

Fonte: Revista Asas

O protótipo do caça de 5ª geração da Rússia, o chamado Programa PAK-FA, fez nesta sexta-feira (29 de janeiro) o seu primeiro voo, conforme ASAS Online anunciou com exclusividade no Brasil, ontem. O voo foi realizado pela manhã (as primeiras informações foram divulgadas às 4h31, horário de Brasília), à partir do aeródromo da fabricante KNAAPO, em Komsomolsk-on-Amur, no Extremo Oriente russo, e teve duração de 45 minutos.


Russia 5th generation fighter during first flight (photo : Sukhoi)

Inicialmente fora planejado que o vôo ocorreria ontem (28), mas condições climáticas adversas (é inverno no Hemisfério Norte) levaram à uma mudança de 24 horas no planejamento original. Segundo a porta-voz da Sukhoi, Olga Kayukova, “a aeronave mostrou uma performance soberba. Ela atingiu todas as nossas expectativas para o primeiro voo”. A Sukhoi é a responsável direta, a contratada principal para o programa PAK-FA; e a subcontratada KNAAPO deverá ser a responsável pela produção em série da aeronave. Dentro do programa, este primeiro protótipo foi designado T-50.

Segundo fontes russas, o PAK-FA é um caça multifuncional de 5ª geração, com total capacidade stealth (difícil detecção por radares), com alcance de até 5.500km, e que deverá começar a entrar em serviço na Força Aérea da Rússia em 2015. Suas capacidades e características o colocam exatamente na mesma categoria do norte-americano Lockheed F-22 Raptor, no momento o único caça de 5ª geração realmente em produção e em operação (na Força Aérea norte-americana).