http://www.livescience.com/images/051007_uav_launch_03.jpg
Chesf está desenvolvendo aeronave não tripulada para realizar o trabalho de verificar seu sistema na busca por defeitos.

Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) está trabalhando em um projeto que pretende revolucionar a inspeção de suas linhas de distribuição de energia.

Ao lado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Cesar, a instituição está desenvolvendo uma aeronave não tripulada para realizar, a partir de 2012, o trabalho de verificar seu sistema na busca por defeitos. A previsão é agilizar e aperfeiçoar o serviço, além de reduzir os custos.

O projeto teve início em janeiro, e só deve entrar em operação no segundo semestre de 2012. Baseia-se no conceito de aeronave não tripulada, já utilizado com fins militares em outras partes do mundo, mas, segundo seus criadores, ainda não é empregado na fiscalização de linhas de distribuição de energia.

Quando estiver em operação, o projeto será bastante simples. A aeronave vai sobrevoar, em um trajetro pré-programado, as linhas de distribuição da Chesf. Uma câmera vai mostrar em detalhes o sistema. Ao se constatar um defeito, uma equipe em terra será acionada parair ao local e fazer o reparo.

Atualmente, a Chesf possui três helicópteros que fazem a checagem das linhas com a ajuda de binóculos. A capacidade de cada equipe é de checar em média 240 torres em um mês. A meta do projeto é conseguir realizar o mesmo trabalho em apenas um dia, reduzindo assim os custos de forma radical.

A Chesf está investindo R$ 4 milhões no projeto. Há dois formatos possíveis para a aeronave: com asa rotativa, ou seja, um helicóptero (com hélice de 1,80m de diâmetro) e asa fixa, como avião (2,5m por 3m). Os dois protótipos serão desenvolvidos e testados, para se estabelecer qual seria o mais vantajoso para a companhia. "Pode ser escolhido um dos formatos, ou então ambos", disse Adelson Ferraz, coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento do órgão.

O ITA, uma das mais renomadas instituições de pesquisa em tecnologia do país, é responsável pelo desenvolvimento do projeto do avião. O Cesar, empresa pernambucana que desenvolve produtos de tecnologia da informação, vai criar o software da máquina eo projeto do helicóptero.

"Não podemos estimar o quanto será economizado no total, porque o projeto é uma mudança de paradigma. O sistema elétrico brasileiro é extenso. Uma linha que sai de Paulo Afonso (BA) até o Recife tem, por exemplo, 550 quilômetros. Estamos sempre sujeitos a problemas. Com essa aeronave, teremos, além da redução dos custos, uma qualidade maior na inspeção dessas linhas", acrescentou Ferraz.

Fonte: Diário de Pernambuco - Aviation News