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Helibrás vira plataforma de exportação da Eurocopter

Fonte: JORNAL BRASIL ECONÔMICO - Por: Ricardo Rego Monteiro - Correspondente do Brasil Econômico no Rio de Janeiro

Subsidiária da fabricante francesa terá investimentos de US$ 400 milhões para a duplicação de fábrica em Itajubá (MG).

A Helibrás vai se tornar uma plataforma de exportação de helicópteros civis e militares da francesa Eurocopter Company, do consórcio europeu EADS.

Responsável pela produção de modelos difundidos no mundo, como Esquilo, Cougar e o Super Puma, a Eurocopter, por meio da subsidiária brasileira, começa a implementar, neste ano, o cronograma do projeto que resultará na fabricação em território nacional, a partir de 2013, da nova versão do modelo EC 725 para uso militar.

A nova aeronave, que terá 50% do conteúdo nacionalizado, representa o primeiro passo de um projeto de US$ 400 milhões que terá, como desdobramento, a criação de novo helicóptero totalmente desenvolvido no Brasil, a partir de 2020.

Presidente do conselho da Helibrás, o ex-governador do Acre Jorge Viana afirma que, como primeiro passo do processo de nacionalização, a companhia se prepara para entregar neste ano as primeiras três unidades do lote de 50 EC 725 previstos pela bilionária encomenda do Ministério da Defesa do Brasil.

O contrato, de € 2 bilhões (cerca de R$ 5 bilhões), foi firmado com o governo brasileiro em 2008, como desdobramento do plano de reaparelhamento das forças armadas. Prevê, como primeiro passo da nacionalização, a duplicação da fábrica da Helibrás, Itajubá (MG), cujas obras devem começar em 19 de março.

"As primeiras três aeronaves serão construídas na fábrica da Eurocopter da França, mas o cronograma de entregas vai obedecer a uma escala gradativa de nacionalização", afirma o presidente executivo da Helibrás, Eduardo Marson Ferreira.

"O helicóptero número 4 já vai ser entregue semipronto, para ser montado em Itajubá. A partir do décimo modelo, o lote será todo construído e montado em Minas, quando já deverá estar concluída a duplicação da fábrica, prevista para 2013."

Uso civil

A nova versão do helicóptero no Brasil - já com a designação EC 725 BR - será produzida com metade dos equipamentos fornecidos por empresas de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Com isso, a Helibrás também estará apta a fabricar a versão civil da aeronave, o EC 225 BR.

Diante da demanda prevista para o pré-sal da Bacia de Santos, a expectativa da companhia é vender tanto a versão civil quanto a militar. Atualmente, as empresas que prestam serviço para a Petrobras em Santos já operam com seis dessas unidades. O campo de Tupi está localizado a 300 quilômetros da costa, o que demanda a autonomia de voo dos EC 225.

"A ideia é fazer do Brasil uma plataforma de exportação desses helicópteros não só para os países da América do Sul, mas para todos aqueles hoje atendidos pela Eurocopter no mundo. Não faria sentido investir em uma nova fábrica só para atender a esse contrato com o Ministério da Defesa", afirma Marson Ferreira.

"A ideia é exportar da França ou do Brasil, dependendo das condições de cada contrato e de cada cliente. Com a produção aqui (no Brasil), podemos eventualmente optar por uma linha de financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para financiar a venda. Essas são vantagens que passamos a ter, ao fabricar aqui."

O processo de transferência de tecnologia já começou, na prática, independentemente do projeto de duplicação da nova fábrica. Marson revela que, ainda este ano, 20 engenheiros e técnicos franceses vão desembarcar no Brasil para trabalhar integralmente no desenvolvimento do novo projeto.