http://www.atribunamt.com.br/wp-content/images/imagens_do_dia/09-08-07/Juniti%20saito%20-%2008-08-07.jpg
Comandante da FAB espera decisão sobre caças até fim de março

Reuters/Brasil Online - O Globo

O governo brasileiro deve anunciar até o final do mês que vem a escolha do novo modelo de caças que será comprado pela Força Aérea Brasileira, é o que acredita o comandante da Força Aérea Brasileira, brigadeiro Juniti Saito.

"Nós entregamos o relatório, ele está com o ministro, e acredito que até o final de março tenha uma decisão", disse Saito nesta terça-feira a jornalistas em Belo Horizonte, após participar do lançamento da pedra fundamental das futuras instalações do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica.

"Fizemos uma indicação, uma sugestão técnica que vai ser confrontada com a parte política e estratégica do governo", acrescentou.

O caça francês Rafale, fabricado pela Dassault é o favorito do governo brasileiro para o fornecimento de um lote inicial de 36 caças para a FAB.

Embora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Nelson Jobim (Defesa) já tenham manifestado preferência pelo Rafale, o preço do caça francês tem sido o principal obstáculo para a concretização do negócio pois, segundo especialistas, ele é o mais caro entre os três finalistas.

A norte-americana Boeing, com o F-18 Super Hornet, e a sueca Saab, com o Gripen NG, também estão na disputa para fornecer caças à FAB como parte do chamado programa F-X2.

"Os três aviões vão atender bem a Força Aérea, isso eu garanto", disse Saito. Informações veiculadas recentemente pela imprensa deram conta de que a Aeronáutica tem preferência pelo Gripen NG, que seria o mais barato dos três modelos e o que ofereceria maior participação brasileiro por ser um projeto ainda em desenvolvimento.