Estreante, brasileiro é punido no treino do Mundial de corrida aérea

O brasileiro Adilson Kindlemann, 36 anos, não começou bem o primeiro treino-livre do Mundial de corrida aérea (Red Bull Air Race), nesta quinta-feira, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Ainda em adaptação, o piloto acabou desclassificado por causar uma espécie de instabilidade na aeronave.

Kindlemann participou da sessão oficial de treinos exibindo um novo visual em seu avião MXS-R, agora pintado nas cores verde e amarela. O líder da sessão foi o atual campeão mundial, o inglês Paul Bonhomme. Seu arquirrival austríaco, Hannes Arch, campeão de 2008, acabou em quarto, atrás ainda do inglês Nigel Lamb e do francês Nicolas Ivanoff.

“O circuito é apertado demais para o meu avião, que é muito rápido”, brincou o brasileiro. “Na verdade, são várias novidades para mim. Quero usar esses treinos para aprender passo-a-passo. Cada sessão é uma oportunidade para ganhar experiência, voando sempre com segurança”, completou Kindlemann.

Nesta sexta-feira, às 10h (3h em Brasília), Adilson disputa o treino de classificação que leva os 10 melhores direto para a corrida, no sábado, no mesmo horário. Os cinco eliminados na sexta-feira disputam uma repescagem no sábado pela manhã, e os dois melhores prosseguem para a disputa principal.

Antes de viajar para os Emirados Árabes, Kindlemann enfrentou uma temporada na gelada Wilkesboro, na Carolina do Norte (EUA), onde manteve uma rotina diária e pesada de treinos. “A temperatura média era de 2 ºC, com muito vento. O que mais atrapalhou o treinamento foi a turbulência”, lembrou.

A competição terá oito etapas. Depois de Abu Dhabi, o Mundial segue para Perth (Austrália) em 18 de abril, antes de chegar ao Brasil. No Rio de Janeiro, os treinos de classificação acontecem no sábado 8 de maio e a corrida no domingo, 9 de maio. Em seguida, segue para Windsor (Canadá), do dia 6 de junho e para uma inédita etapa em Nova York duas semanas depois, no dia 20 de junho.

Outra novidade será a primeira etapa disputada sobre um autódromo convencional, no dia 8 de agosto, no EuroSpeedway, em Lausitz, Alemanha. A temporada continua com o retorno a Budapeste na Hungria (20 de agosto), e será encerrada com mais um novo destino: Lisboa, em Portugal, no dia 5 de setembro.

Fonte: UOL Esporte - Via: Noticias Sobre Aviação