Oficial da Us-Navy apóia o fornecimento de novos F 16 para Taiwan

http://www.china-defense-mashup.com/wp-content/uploads/2010/03/china-deploy-missile.jpg

Mar.29 (China Military News citados da Reuters e escrito por Ralph Jennings) – O Exército popular da China deslocou para as proximidades de Taiwan, baterias de mísseis de longo alcance, em tom de provocação ao governo da ilha segundo relatou o oficial da marinha dos Estados Unidos, Robert Willard, justificando que a ilha (aliada) necessitaria de novos caças F -16 .

As baterias de misseis de longo alcance teriam capacidade de engajar alvos aéreos aind ano espaço aéreo da ilha o que é considerado de alto risco, para Taiwan os sistemas teriam capacidades de abater aeronaves a 160km dos seus lançadores.

http://www.defense.gov/dodcmsshare/newsphoto/1999-03/990226-F-2171A-010.jpg

“Pequim continua comprometida com a eventual unificação de Taiwan e não descartou o uso da força para conseguir esse objetivo”, disse Willard, de acordo com um comunicado disponibilizado no sábado, pelo Comando dos Estados Unidos do Pacífico.

A China reivindica a soberania sobre Taiwan desde 1949, quando as forças de Mao Tze-Tung venceram a guerra civil chinesa e os nacionalistas de Chiang Kai-shek fugiram ara a ilha.

Recentemente o governo dos Estados Unidos anunciaram um pacote de ajuda militar a Taiwan estimado em US $ 6,4 bi em armas, o anuncio irritou o governo Chinês que considera Taiwan uma província Rebelde.

Texto, tradução e adaptação - Plano Brasil - E.M.Pinto - Fonte: China Defense-Mashup