O favoritismo do Brasil pelo caça francês Rafale fica cada vez mais evidente. Desta vez, o avisão vai participar da operação Cruzeiro do Sul - treinamento militar que acontece a cada dois anos comandado pelo Brasil. Cem caças devem estar no exercício que deve começar no dia 28 de outubro, depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciar o modelo escolhidos para integrar a Força Aérea Brasileira (FAB).

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhN1kT8BH1osl7Fud8CY2h3ZHxoSD-PcSxmGuGRSXMO6xjpOjqHNPn26rrQEArf6R1A6T3AcWI5nNtOWJXGEjqZNKurOUvEzYgY28EMK64u9FbJ-wxOcy6Mtrv1vLypMgLUixqUBnzDdAMV/s640/Rafale_F18.JPG

A Cruzex 2010 é, até agora, o mais prestigiado, além da presença da França, que é uma antiga colaboradora, os Estados Unidos prometeram participar com um caça militar. Antes, os americanos eram só observadores. Não se sabe se os Estados Unidos vão trazer o F-18 ou o F-16, um modelo inferior. Bolívia, Peru, Colômbia, Paraguai, Equador, Canadá e Inglaterra já confirmaram a presença. (nota a Inglaterra vem e a Argentina não?)

A guerra simulada será em Natal, base dos países de "coalizão", que conta com a ajuda de todos os países. Em Fortaleza, ficará o "inimigo", representado por aviões da FAB.

Redação SRZD