https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhnIijfaucfE0N8rf11RwFTKo2tzZdYmNhMq962MrpMiMgkrlYfhlho7X_s5dFFonZqXwvPeV5nlRfm5QVqvUlv4MLG6DpW7p42T_D5iRvnPI29gLHlWTAnwFc-KsNXbZCVGF3nmjtkdCQ/s1600/untitledmn.bmp
Argentina e Chile concordaram com a criação de uma comissão para a cooperação industrial entre o Estado Empresa Nacional de Aeronáutica de Chile (Enaer) e Fábrica Argentina Aeronaves (FADE), para montar uma aeronave de treinamento básico de pilotos As forças aéreas dos dois países

MINISTROS DA DEFESA DO CHILE E ARGENTINA SE REÚNEM EM BUENOS AIRES

Os ministros da Defesa do Chile, Jaime Ravinet, e da Argentina, Nilda Garré, se reunirão hoje em Buenos Aires para analisar temas relacionados ao Conselho de Defesa da União das Nações Sul-Americanas (Unasul).
Também serão abordadas questões como as futuras atividades bilaterais da Força de Paz Combinada "Cruz do Sul", a cooperação científica, tecnológica e industrial, e a continuação dos exercícios conjuntos das Forças Armadas de ambos países.
Durante sua estadia em Buenos Aires, Ravinet também visitará os estaleiros do Complexo Industrial Naval Argentino (Cinar). : O Conselho Sul-Americano de Defesa foi proposto em maio de 2008 pelo ministro brasileiro Nelson Jobim e aprovado pelos chefes de Governo e de Estado em dezembro do mesmo ano, durante uma cúpula da entidade em Salvador.

O conselho tem como principais objetivos fomentar o intercâmbio na área de segurança entre as nações-membro do bloco regional.

A próxima reunião da Unasul está agendada para ocorrer na capital argentina, no próximo dia 4 de maio. Nesta ocasião, acredita-se que serão discutidas as candidaturas para a Secretaria-Geral da Unasul. Buenos Aires defende que o cargo deve ser do ex-presidente Nestor Kirchner, marido da atual mandatária argentina, Cristina Fernández de Kirchner. Mas a candidatura não tem o respaldo do Uruguai devido a uma crise entre os dois países ocasionada pela construção de uma fábrica de pasta de celulose.

A Unasul é integrada por Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Peru, Chile, Guiana, Suriname, Venezuela e Equador, país que exerce a presidência temporária do organismo.

Fonte: ANSA