O jato M-346 Master está sendo proposto para o programa de treinamento de pilotos europeus

Num comunicado conjunto feito pela Alenia Aermacchi, uma companhia da Finmeccanica, e a EADS Defence and Security confirmaram que estão submeteram uma resposta conjunta no dia 15 de março para a Requisição para Informações (RfI) emitida pela Agência de Defesa Euopeia no dia 15 de julho de 2009, sobre o programa de Treinamento Avançado de Pilotos Europeus de Jatos (AEJPT).

O programa é uma proposta para uma treinamento de jatos europeus composto por nove membros que incluem a Áustria, Bélgica, Finlândia, França, Grécia, Itália, Portugal, Espanha e Suécia. A Alemanha e a Holanda atualmente estão observando o andamento do programa e a Suíça também demonstrou possível interesse.



Acima: Um desenho em corte do M-346 Mais uma vez fica fica evidente a incrivel similaridade entre o modelo M-346 e o YAK-130. Saiba mais sobre este avião vendo artigo do CAMPO DE BATALHA AÉREA - aqui

A EADS e a Finmeccanica estão propondo um sistema de treinamento integrado baseado no treinador avançado M-346 ‘Master’. Um máximo de 167 cadetes, mais dez Operadores de Sistemas de Armas estão planejados para serem treinados todos anos através do programa AEJPT com as aeronaves baseadas numa base no extremo norte e outra no extremo sul da Europa, embora não ter sido ainda definido os locais dos treinamentos.

Um Requisição para Porpostas poderá ser emitida em outubro de 2011, com um contrato para desenvolvimento possivelmente sendo assinado em janeiro de 2014. A Capacidade Operacional Inicial seria atingida na sequência em 2017, com a capacidade operacional total prevista para 2020.

Fonte: CAVOK