Rússia pode lançar seus satélites da Bolívia

O embaixador russo em La Paz Leonid Golubev, disse que o país tem áreas de planalto que por estarem situadas a altitude superior a 4.000 metros do nível do mar são áreas que facilitariam a instalação de uma estação de lançamento de foguetes.

O diplomata falou sobre o assunto quarta-feira durante uma conferência de imprensa destacando o estado das relações bilaterais e espera que a missão dos ministros bolivianos em Moscou a negociar um programa de ajuda tenha "resultados positivos".

O programa de ajuda em discussão inclui um empréstimo de mais de 150 milhões de dólares, para a compra de um avião presidencial, cinco helicópteros para luta contra as drogas, equipamentos para as forças armadas e oito aeronaves para uso militar e de transporte de passageiros que seriam direcionados para as empresas aéreas estatais bolivianas, a Transportes Aéreos Militares (TAM) e a Companhia Comercial Estatal Boliviana de Aviación (BOA).

Perguntado sobre a disposição da Rússia para ajudar a Bolívia com um programa de energia nuclear, Golubev disse que o assunto é tema de conversas entre os paises e que há "um bom potencial" para o desenvolvimento de um programa nuclear para “fins pacíficos”, já que a Bolívia possui jazidas de urânio.

Atualmente, a Bolívia recebe ajuda da China, que foi contratada para construir um satélite e coloca-lo em órbita em 2013, ao custo de cerca de 300 milhões de dólares.

By Vinna com informações do El Mostrador (Chile) e ABC Digital (Paraguay)