Sikorsky oferece seu conceito X2 para o programa de Escolta Aérea Armada da U.S. Army

Demonstrador de Tecnologia X2 na configuração para o programa de Escolta Aérea Armada do U.S. Army. (Foto: Sikorsky)

A Sikorsky está oferecendo seu conceito de Tecnologia X2 de Helicóptero Tático Armado (LTH) para o programa de Escolta Aérea Armada (AAS) do U.S. Army (Exército dos EUA), o qual o exército deverá precisar nos próximos sete para 10 anos.

A companhia oficialmente submeteu sua resposta para a Requisição para Informações (RfI) do Departamento de Defesa no dia 17 de março, juntamente com uma proposta alternativa para um UH-60M Black Hawk não-tripulado.

O X2 pode ser tripulado ou não, e é projetado para assumir uma variedade de missões militares incluindo assalto aéreo, reconhecimento armado, suporte aéreo aproximado e busca e salvamento de combate.

Scott Starrett, Presidente da Sikorsky Military Systems disse que “usando os recursos de Tecnologia X2 que agora já estão voando na nossa aeronave de demonstração, nós acreditamos que o LTH será apto para operar em altitudes e velocidades que nenhum outro helicóptero convencional poderá alcançar. Ele oferece um excepcional manobrabilidade e sustentabilidade que poderá de forma drástica melhorar o modo como o U.S. Army possa conduzir suas operações de combate.”

A aeronave demonstradora de tecnologia voou pela primeira vez em agosto de 2008 e está progredindo sucessivamente para atingir a marca de 250 kts de velocidade de cruzeiro.

Fonte: CAVOK