Russos vão produzir armas italianas
Beretta, construirá fábricas de armas ligeiras na Rússia

A recente tendência russa para adquirir armamentos ocidentais parece ter conhecido mais um episódio, com a divulgação pela imprensa russa de que o consórcio estatal russo SCRT, iniciou negociações para a criação de uma Joint-Venture com a empresa italiana Beretta, especializada na produção de armas ligeiras.

O objectivo russo, é o de obter uma licença para fabricar modelos de armas daquele fabricante europeu, com o objectivo de fornecer o Estado Russo e as várias policias do país com armamento moderno e mais eficiente. Para já deverão ser produzidas armas de caça, desportivas e pistolas para utilização policial.

Segundo a mesma fonte, as pistolas italianas seriam fabricadas pela Izhmash na região de Kirov, a mesma fabrica onde era produzida a famosa AK-47 de Kalashnikov e suas derivadas. As linhas de montagem, serão reconvertidas, abandonando a produção de espingardas/rifles de caça e de lançadores de granadas-foguete LGF do tipo RPG-7.

Além dos armamentos ultrapassados, os métodos de produção tradicionais são complicados e pouco produtivos. As armas russas, pensadas para produção em tempo de guerra e numa economia em que o custo da mão de obra não era considerado, acabam ficando demasiado caras.

Segundo o vice-ministro russo da defesa Vladimir Popovkin, é necessário reconstruir as fábricas segundo padrões europeus para poder fabricar novos armamentos, porque os métodos antigos são incompatíveis em termos de eficiência de custos.

Um cano de uma arma russa do período soviético produzida na fábrica de Kirov, por exemplo, obedece a processos de construção tão complicados e de trabalho intensivo, que o custo final acaba por ser quatro vezes mais caro que o de um cano equivalente importado. A Rússia andou a vender armas com prejuízo por causa disso e muitas das fábricas estão descapitalizadas porque não consideraram os custos reais.

Concorrência chinesa

O problema da inadequação dos métodos de produção das fábricas militares russas às necessidades actuais, tem levantado sérios entraves à sobrevivência de várias industrias militares de várias regiões da Rússia.
O principal problema no caso das armas ligeiras é a concorrência dada vez mais gritante da China, que desenvolveu uma economia de mercado de tipo ocidental, tendo adaptado os seus métodos de produção industrial para responder as necessidades dos competitivos mercados ocidentais.

Copiando os métodos europeus e americanos, os chineses estão neste momento à frente dos russos, o que força estes últimos a ter que recorrer aos europeus, para evitar serem ultrapassados.

Este é uma das razões que levou a Rússia a adquirir quatro navios logísticos de desembarque à França.

Os produtos russos, seriam muito mais caros, baseavam-se em tecnologia completamente obsoleta e com os métodos tradicionais, os estaleiros russos não davam garantias de produzir um produto segundo as especificações nem sequer garantiam o preço final.

Fonte: Area Militar