https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg2_C-jiwHvy2NNemy6ICARcuAHqNdan5xKytY-pX0at6UmutfyavjJwhSW2lbJHwslhC75NpTtkk0lORLIzM62OuOWAbJShbvINBMRgRRHSL9mSFBC78YFNYiZLTXhOZad5P85LIEvTus/s400/sa01-03.jpg
Brasil atrai gigantes do mercado europeu

As boas perspectivas de negócios para a indústria de defesa atraíram o interesse de empresas estrangeiras. Há pouco mais de um ano, a Aernnova (Espanha), uma das principais parceiras da Embraer, instalou em São José dos Campos (SP) um centro internacional de desenvolvimento de projetos de engenharia, a Aernnova Engineering; a unidade é a quarta no mundo -há duas na Espanha e uma nos Estados Unidos.

O diretor presidente da empresa, Adel Ben-Smida, diz que a criação da subsidiária brasileira da Aernnova Engineering tem como objetivo principal atender à Embraer, mas a empresa também busca novos negócios. "O Brasil está num bom momento, não é mais um emergente: já emergiu", comenta.

Segundo Smida, a empresa tem interesse em participar dos projetos do avião KC-390, dos novos caças para a FAB (FX-2) e dos helicópteros EC-725 que serão fornecidos às Forças Armadas pela Helibras. A Aernnova já estreou no mercado brasileiro: foi contratada pela Avibras para fornecer o projeto de engenharia de um Veículo Aéreo Não-Tripulado (VAnT), batizado de Falcão. O protótipo deverá fica pronto daqui a dois meses. Com a unidade brasileira, a empresa quer se tornar referência na América do Sul. "Fazemos estruturas, tanto para uso civil como militar", diz Smida.

A Akaer, empresa brasileira de engenharia, e a Altran (França) anunciaram há cerca de dois meses um acordo de cooperação estratégica para viabilizar a instalação de uma fábrica de estruturas aeronáuticas integradas (subconjuntos) para atender a Embraer e clientes no exterior, com previsão de exportar até US$ 400 milhões por ano.

Fonte: DCI