Thomas Salme (foto ao lado), de 41 anos, passou 13 anos pilotando sem habilitação, mas afirma que jamais colocou passageiros em risco.

Engenheiro de manutenção, se tornou piloto de Boeing 737 depois de treinar algumas noites em um simulador e imprimir um licença de piloto falsa em casa. Por treze anos, ele transportou passageiros sem nenhum incidente, principalmente pelas empresas Scandinavian Airlines e a italiana Air One. Teve passagem por outras empresas italianas, britânicas e belgas.

Com 10 mil horas de voo ilegal acumuladas, Salme foi preso em março, no Aeroporto de Amsterdã, sentado no cockpit de um Boeing 737 da empresa turca Corendon Airlines, carregando 101 passageiros a poucos minutos da decolagem para a Turquia. Ele admitiu que foi tudo uma ideia maluca.

"Eu tive a ideia de me candidatar a copiloto em uma companhia aérea de verdade, então imprimi um brevê sueco. Não estava laminado e parecia mesmo com algo feito em casa. Foi surpreendentemente fácil. Os documentos são diferentes em cada lugar da Europa, então uma companhia aérea italiana muitas vezes não sabe como são os documentos de pilotos suecos. Dá pra forjar tudo que você precisa. Eu treinava lá por duas ou três horas de uma vez - pelo menos umas 15 ou 20 vezes por um ano e meio.

Um Boeing 737 da companhia aérea Corendon. O piloto sueco estava se preparando para decolar com um avião semelhante, quando foi preso

Após admitir a enganação, foi multado em € 2 mil (R$ 4,5 mil) e não poderá pilotar por um ano. E para poder pilotar novamente terá que tirar a licença de verdade.

Ele está sendo comparado ao americano Frank Abagnale, que inspirou o filme 'Prenda-me Se For Capaz', com Leonardo DiCaprio (foto ao lado). Mas Salme nega a semelhança. "Ele só usava um uniforme de piloto para conseguir dinheiro fácil. Eu pilotava de verdade", disse em entrevista à Fox.

Veja a entrevista com Salme no vídeo abaixo (em inglês).



Fontes: virgula.uol.com.br / gizmodo.com.br / Daily Mail / Sky News - Pesquisa: Jorge Tadeu - Fotos: Divulgação - Noticias Sobre Aviação