http://www.sacralidade.com/imagens/imagens_0000/hamas.jpg
Terrorismo é guerra assimétrica

Não há dúvidas de que vivemos numa espécie de Era do Terror. Depois de passarmos pelas grandes guerras mundiais, uma nova forma de tensão geopolítica se instala rapidamente e ganha capilaridade mundial. O terror é a violência contra civis com fins políticos e não é exclusividade de grupos fanáticos ou mercenários, já que os Estados Nacionais também utilizam sistematicamente a violência contra populações indefesas (lembrem-se dos ataques atômicos a Hiroxima e Nagasáqui).

O terror tornou-se a arma preferida dos pequenos grupos devido ao especial momento militar que presenciamos: as potências ocidentais, com destaque para os EUA, atingiram um nível bélico de sofisticação e potencial aniquilador que os outros países não conseguem sequer pensar em como se aproximar.

No caso dos EUA, somente esse país possui dez superporta-aviões eletrônicos, milhares de tanques digitais M1 Abrams, o Global Hawk (avião não tripulado que voa a 18.000 metros de altitude), bombas guiadas a laser de 8.000 quilos, caças invisíveis F 117, entre outras armas inimagináveis até a algumas décadas.

Confrontados com isso, as denominações terroristas que se opõem aos EUA tiveram que pensar numa nova estratégia que levasse em conta essa desproporção de forças e lançar um tipo de guerra assimétrica (menor contra maior).

O paradoxal é que todo esse aparato das forças americanas é de pouca valia para enfrentar essa nova ameaça. A partir disso, o terror lança mão de suas armas: homens-bomba (também podem ser usadas mulheres e crianças), gases letais, bactérias e vírus de rápida disseminação, aviões transformados em foguetes, bolsas explosivas deixadas em transportes públicos etc. A grande vantagem desses grupos é a fartura e fragilidade dos alvos, considerando que nenhum país pode defender eficientemente a totalidade de seus habitantes. Os terroristas podem estar dentro do próprio território americano e, nesse caso, de que adiantarão os superporta-aviões e os mísseis teleguiados?

O grande receio dos EUA e da União Européia é a possibilidade dos terroristas tornarem-se detentores de armamentos nucleares.

Os EUA invadiram dois países (Afeganistão e Iraque) com o pretexto de erradicar o terror, pois bem, esse fenômeno não só cresceu, como atualmente conseguiu atingir o coração da Europa e dos EUA e devastar a vida de centenas de famílias.

Quando os EUA lançam foguetes em mesquitas e escolas do Iraque, os islâmicos ficam desesperados a tal ponto como se todas as escolas e mesquitas do mundo muçulmano tivessem sido atingidas, e isso faz a diferença na hora de recrutar voluntários para ataques suicidas. Por isso essas invasões só multiplicam o terrorismo, porque gera nas populações atingidas o desejo de revanche paramilitar que só o terror pode oferecer.

Para enfraquecer o terrorismo e a humanidade iniciar seu “mapa da estrada” em busca da paz é necessário:

1º) Estabelecer um Estado Nacional Palestino na Faixa de Gaza e Cisjordânia.

2º) As tropas americanas devem desocupar o Iraque e o Afeganistão, 3º) Combater a pobreza no mundo, em especial nas áreas islâmicas para frear as vertentes mais radicais dessa religiosidade, cuja militância não obedece mais ao traçado das fronteiras nacionais.

4º) Reforçar o papel das Nações Unidas, dotando-a de ferramentas de ação imediata (que devem incluir tropas especiais altamente treinadas) para prevenção e contenção dos conflitos latentes no planeta.

5º) Integrar os serviços de inteligência dos diversos países, criando um banco de dados centralizado que possa fornecer informações rápidas sobre terroristas, suas estratégias e possíveis alvos.

Por Dalberto Christofoletti* - Fonte: JC Rio Claro

*O autor é professor de Geografia/Geopolítica e coordenador de projetos socioambientais (e-mail: dalberto@vivax.com.br)