O Governo da Bolívia está considerando a criação de um escudo aéreo ao longo de toda sua fronteira, principalmente no sul coincidindo com as fronteiras com Paraguai e Argentina, com o objetivo de combater o tráfico de droga por via aérea.

Pelo menos é o que emerge das palavras do vice-presidente Alvaro Garcia, a vários meios de comunicação locais, segundo o qual “temos ainda um ponto fraco na luta contra o tráfico de drogas, que é a falta de uma maior presença aérea em toda a nosso espaço. Por isso, queremos criar um escudo de proteção aérea para atacar frontalmente o narcotráfico “, disse ele.

K-8 nas cores da Força Aérea da Zâmbia

Este escudo seria composto de seis aviões do tipo K-8 (Karakorum) que a Bolívia negocia para comprar da China por 58 milhões dólares e por 10 helicópteros que o governo espera obter da Rússia, a partir de um crédito de militar que neste momento estaria sendo negociado com Moscou.

O combate aéreo contra o narcotráfico na Bolívia tem sido apoiado por uma frota de 11 helicopteros Bell UH-11 e três aviões de carga C-130 dos Estados Unidos que são pilotados por militares da Força Aérea Boliviana.

Fonte:Infodefensa - Via: Plano Brasil - Tradução: Comandante Melk