http://4.bp.blogspot.com/_AxCuBauiBF0/Sf8AGnD8YSI/AAAAAAAACFA/bQGt0s3uOq8/s400/vuelo+solo+03+pampa.jpg

A LORD foi selecionada pela Fabrica Argentina de Aviones (FAdeA) para fornecer os coxins do IA-63 Pampa II-40, treinador avançado que integrará a esquadrilha da Fuerza Aérea Argentina (FAA). O projeto contempla inicialmente o desenvolvimento de um protótipo, a reconfiguração de 18 aeronaves atualmente usadas pela FAA e a construção de mais 18 aviões, que serão produzidos a partir de agosto na planta da FAdeA situada em Córdoba.
“Trata-se de uma reconfiguração do modelo IA-63, cujos coxins também foram fornecidos pela LORD”, explica Fernando Dias, gerente de contas da empresa para os mercados Aeroespacial e de Defesa da América do Sul.
A FAdeA é a única fabricante sul-americana de aeronaves com um parque fabril similar ao da Embraer – a propósito, a companhia brasileira também é cliente da LORD. “A FAdeA apresenta um gigantesco potencial de crescimento”, comenta Dias, lembrando que a empresa fez parte, nas décadas de 80 e 90, do Consórcio Brasil Argentina (CBA) para a fabricação do avião CBA-123 Vector.

“Todo projeto relacionado à aviação baseia-se no que há de mais moderno em termos de tecnologia. Por isso, ficamos muito satisfeitos em, mais uma vez, participar de um desenvolvimento da FAdeA”, observa.

Muito embora tenha no Brasil a imagem bastante associada à produção de adesivos e coatings, a LORD – subsidiária da norte-americana LORD CORPORATION – é conhecida no resto do mundo também pela intensa participação na cadeia produtiva de aeronaves. Além dos coxins, a empresa fornece sistemas completos de gerenciamento e controle ativo de movimento, vibração e ruído; produtos e sistemas que utilizam tecnologias que reagem ao magnetismo; tintas e primers, entre outros.

Fonte: Revista Asas