A Marinha uruguaia capturou dois navios brasileiros com sete toneladas de pescado fresco a bordo, supostamente pescados de forma ilegal em águas jurisdicionais do Uruguai, informou neste sábado a instituição em comunicado.

Na sexta-feira, a captura foi possível porque uma aeronave da Aviação Naval da Marinha uruguaia identificou os pesqueiros a 40 milhas náuticas do porto de La Paloma, no departamento e Rocha, e guiou à fragata Comandante Pedro Campbell à região.

Primeiro, a fragata abordou o pesqueiro "Santa Rosa M", de 21 metros de comprimento, onde foi descoberto com uma tonelada de pescado fresco sem identificação, indica o boletim.

Posteriormente, o navio da Marinha uruguaia capturou o pesqueiro "Carejo II", de 16,2 metros de comprimento, também de bandeira brasileira, após realizar "disparos para água como forma de dissuasão", como parte do protocolo internacional.

A embarcação brasileira, explica o texto, tentou evadir apagando as luzes e prosseguindo sua navegação "para abandonar as águas jurisdicionais uruguaias, mas a tentativa de fuga não foi bem sucedida. No interior desta segunda embarcação foram encontradas mais seis toneladas de pescado."

Os pesqueiros interceptados foram transferidos para o porto de La Paloma para serem entregues às autoridades competentes.

Fonte: Click PB