Um caça MiG-21 da Força Aérea da Coreia do Norte caiu numa área de fronteira da China, matando o piloto a bordo que pode ter tentado desviar para Rússia, disseram fontes da inteligência nessa quarta-feira.


Fonte anônima diz que piloto seria desertor que tentava fugir para a Rússia; autoridades chinesas investigam o caso.

O acidente ocorreu na localidade de Fushun, na província de Liaoning, na terça-feira a tarde, dia 17, informaram as fontes, adicionando que somente o piloto morreu no acidente.

Autoridades chinesas confirmaram que a pequena aeronave voava sobre seu território mas não identificaram a origem.

“O MiG inexplicavelmente caiu enquanto voava sobre Fushun,” disse a fonte, não querendo se identificar.

Outra fonte disse que o MiG devia estar perdido sua direção enquanto voava para Rússia após ter escapado da Coreia do Norte. A China possui um pacto de repatriação com a Coreia do Norte, e que isso poderia ter feito com que o piloto estivesse se dirigindo a Rússia.

Fushun está localizada a cerca de 200 quilômetros da base aérea da Coreia do Norte, na fronteira da cidade de Sinuiju. O número de soldados da Coreia do Norte defendendo seu país cresceu nos recentes meses enquanto as reservas de alimentos fica mais escassas, dizem os observadores.

Os chineses acreditam que essa foi uma tentativa de deserção.

Provavelmente o caça estaria sendo pilotado por um piloto civil com um treinamento básico em aviação agrícola. A razão é simples – é impossível para um piloto militar da ativa errar ao voar para China (sul) e voar para Rússia (norte.) Você pode fazer isso olhando para as estrelas, pela posição do sol, e é claro através da proa pelo uso de uma bússola. Pilotos que voam essas aeronaves na ativa sabem como pousar, sabem a utilização dos instrumentos de navegação, e podem escapar com facilidade. Apenas um civil poderia confundir o suficiente para perder a orientação e em cima do que, provavelmente, fazer um pequeno erro de pilotagem numa aeronave militar antiga (sem computadores).

Fonte: Free Republic – Fonte: Cavok