Uma delegação de militares e civis poloneses chegou nesta quarta a Moscou para receber novos documentos sobre a investigação da catástrofe aérea de abril na qual morreram o presidente polonês, Lech Kaczynski (foto), e outras 95 pessoas.

O promotor militar e o chefe da comissão de investigação polonesa lideram a delegação, informou o comitê de aviação interestatal (CAI), segundo as agências russas.

A parte polonesa tinha expressado seu interesse em continuar em território russo a investigação sobre o acidente no qual morreram, além de Kaczynski, vários altos funcionários e a cúpula militar desse país.

Um alto cargo da Procuradoria-Geral da Polônia chegará amanhã a Moscou para receber os 11 volumes de documentos que devem esclarecer o acidente.

Esses documentos incluem declarações de testemunhas, fotografias, dados sobre a inspeção do aparelho acidentado e autópsias das vítimas.

Além disso, Varsóvia quer que Moscou entregue as transcrições das conversas dos controladores e as características do aeroporto militar onde o avião caiu.

Nas últimas semanas surgiram críticas na Polônia sobre a suposta relutância russa de entregar a Varsóvia importantes documentos sobre a investigação.

Fonte: EFE - Noticias Sobre Aviação