Com grande participação em inúmeras missões aéreas, o 3° Batalhão de Avião do Exercito (BAvex), comemorou na manhã desta sexta-feira (19), o 17° aniversário de criação, na sede da instituição, em Taubaté. O evento, além de marcar a comemoração da data foi também a última formatura do batalhão na cidade.

Contando com a presença de autoridades civis e militares, a cerimônia teve início após o culto religioso, por volta das 10h30, com desfile dos pelotões, apresentação da banda militar e homenagem aos soldados que se destacaram no serviço prestado.

De acordo com o comandante do 3º Batalhão de Aviação do Exército, a data é muito importante para parabenizar os militares e lembrar as atividades que já foram desenvolvidas ao longo da história do batalhão. “Desempenhamos um papel relevante em diversas missões. É com grande satisfação e alegria que parabenizo os militares desse batalhão, que dedicam vida e alma em cada trabalho desenvolvido pelo 3º BAvex”, diz o comandante Tenente-Coronel Lourenço William da Silva Ribeiro Pinho.

Para William, se pudesse ressaltar três atividades que marcaram a corporação durante os 17 anos de existência, seria a ajuda humanitária desenvolvida na enchente de Blumenal, em Santa Catarina, no sul do país, e na enchente do nordeste; ajuda na 2ª Conferência Mundial sobre o meio ambiente sediada no Rio de Janeiro, em 1992, dentre outras.

A comemoração do 17° aniversário também marcou a última realização da formatura em parabenização a criação da Unidade, em Taubaté. Em janeiro de 2011, a previsão é que a sede do batalhão passe a ser em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Desde abril de 2008, a transferência da sede já começou a ser realizada, passando a atuar junto ao Comando Militar do Oeste. “Essa transferência é importante, trabalharemos junto a segurança das fronteiras no Brasil. Sendo assim, a formatura de hoje é a última que realizamos em Taubaté. Nas próximas comemorações já estaremos na nova sede”, comenta o comandante William.

O general-de-brigada, Roberto Sebastião Peternelli Junior, comandante do CavEx, aproveitou a ocasião para agradecer o trabalho desenvolvido pelo 3º BAvex. “Hoje é uma data feliz, mas o sentimento é o mesmo de quando um filho deixa a residência dos pais. É a mistura de tristeza, alegria e satisfação. Sabemos que o filho irá desenvolver a missão com sucesso na nova casa. Só tenho a agradecer pela estrutura e pelo bom trabalho desenvolvido por esse batalhão”, ressalta o general Peternelli.

De acordo com a assessoria do CavEx, o 3° BAvex conta com 14 helicópteros e realiza por ano cerca de dual mil e quinhentas horas de vôo. O efetivo dessa Unidade conta com cerca de 270 homens somando a unidade de Taubaté e a de Campo Grande.

Fonte: Elai Costa (Agoravale) - Noticias Sobre Aviação