A Guarda Revolucionária, corpo de elite do Exército iraniano, recebeu a primeira remessa da nova geração de mísseis de superfície Fateh-110, revelou nesta quarta o ministro da Defesa, Ahmad Vahidi.

Segundo as autoridades locais, estes projéteis foram desenhados e fabricados integralmente no país, utilizam combustível sólido, são dotados de um novo sistema remoto e aptos a destruir alvos em terra, com um alcance máximo de 195 quilômetros.

click photos to enlarge
Background: assembled Fateh-110/III SRBM

Three sections of the Fateh-110/III emerging
from their storage/transport receptacles

Left: guidance section showing internal detail

Foreground: guidance section showing externally
located missile prep inlets

Photos: VahidReza Alaei for Borna News Agency, Fars News Agency

Durante uma cerimônia militar realizada nesta terça-feira, o ministro destacou que "com estes novos mísseis, a Guarda Revolucionária poderá multiplicar sua operabilidade", e ressaltou que sua produção demonstra "o fracasso" das sanções internacionais impostas a seu país.

O Irã está submetido a um embargo de armas internacional desde que, na década de 1980, travou guerra com o vizinho Iraque (1980-1988).

Em 2010 foram aplicadas novas sanções por conta das suspeitas sobre o programa nuclear iraniano. Teerã insiste que o programa é "totalmente pacífico".

Apesar das sanções, o Irã diz ter conseguido desenvolver uma vasta indústria armamentista local que permitiu que fabricasse carros de combate, embarcações de guerra, caças-bombardeiros, aviões espiões e mísseis de médio alcance capazes, aparentemente, capazes de chegar até Israel, seu principal inimigo.

As autoridades militares iranianas anunciaram no fim do mês de agosto que a Guarda Revolucionária, bastião ideológico do regime, tinha testado com sucesso o lançamento de um míssil Fateh-110, de terceira geração.

Vahidi, citado pela agência de notícias local "Fars", antecipou que engenheiros iranianos preparam uma versão mais avançada deste projétil.

Fonte: EPA