A Hawker está propondo integrar o canhão do caça F-35 na aeronave de ataque leve AT-6 que está sendo proposta no programa LAAR da USAF. (Foto: fastair.co.uk)

A Hawker Beechcraft revelou novos detalhes sobre seus planos para a aeronave de ataque leve e reconhecimento armado (LAAR) AT-6, incluindo a possibilidade de integrar um canhão de 25mm.

Uma derivação do General Dynamics GAU-12 Equalizer, um canhão de cinco canos desenvolvido para o caça Lockheed Martin F-35, está entre as armas que estão sendo consideradas para a aeronave turbohélice, disse Derek Hess, diretor dos programas de desenvolvimento do AT-6 na Hawker Beechcraft.

Um canhão francês de 20mm é outra opção que está sendo revisada para substituir ou ser adicionado ao pod de canhão calibre .50 que já está integrado na aeronave biplace, disse Hess.

A integração do canhão é uma indicação de um debate em andamento sobre como tal aeronave poderia ser operada pela U.S. Air Force, a qual planeja decidir a empresa vencedora do contrato em 2011 para uma frota de LAAR.

A Hawker Beechcraft está oferecendo a proposta do AT-6 em conjunto com a Lockheed Martin para o programa LAAR da USAF. A Embraer espera também competir com seu EMB-314 Super Tucano.

Atualmente a aeronave AT-6 oferece a opção de pods de canhões calibre .50 instalados sob as asas. (Foto: Hawker)

Enquanto o AT-6 é equipado com pods de canhões calibre .50 em pontos fixos sob as asas, o Super Tucano possui canhões calibre .50 armazenados dentro das asas.

A Hawker Beechcraft considera a opção de pods como uma vantagem caso a USAF decida modernizar os armamentos do LAAR, os pods podem ser facilmente modernizados.

No entanto, se a aeronave LAAR for empregada em situações de apoio aéreo aproximado, não está muito claro se os canhões .50 serão adequados. A USAF opera os canhões 30mm GAU-8 Avenger, um canhão Gatling de sete canos, nas suas aeronaves Fairchild A-10 Thunderbolt.

A tarefa primordial da frota LAAR deve ser de contra-insurgência, uma missão também em desacordo com o uso de canhões relativamente imprecisos em alcance curto. Para essas missões, o AT-6 poderia empregar uma nova classe de pequenas munições de precisão guiadas que são letais em longas distâncias, disse Hess.

Fonte: FlightGlobal – Via: Cavok