Foi em 30 de janeiro de 1948 que um avião decolou do Aeroporto de Santa Maria, no Arquipélago dos Açores, para um voo de 12 horas com destino à Bermuda, no que era então a maior rota transoceânica do Mundo, desaparecendo sem deixar rastro.

A perda do Avro 688 Tudor Mark IV “Star Tiger”, prefixo G-AHNP, tornou-se um dos maiores mistérios da aviação pós-guerra, e um dos incidentes que ajudou a construir o mito do Triângulo das Bermudas, suposta zona de atividade paranormal onde navios e aviões desaparecem sem razão aparente.


Contudo, novas investigações pelo jornalista Tom Mangold apontam para que um incêndio tenha causado a perda do “Star Tiger”, informou o freelancer à BBC.

A aeronave era operada pela British South American Airways (BSAA) – Linhas Aéreas Inglesas da América do Sul – e partiu de Santa Maria em direção às Bermudas às 14h22 do dia 30 de janeiro, a última etapa na rota Inglaterra-Bermuda com 25 passageiros e seis tripulantes a bordo.


A aeronave havia partido de Londres no dia 27 e fez uma escala técnica para reabastecimento no Aeroporto Santa Maria, nos Açores, onde uma falha do sistema de aquecimento da cabine e um problema com a bússola foram sanados.

O último contato por rádio foi recebido a 340 milhas do destino, às 03h00. Em cinco dias de buscas nenhum destroço ou corpo foi encontrado e a investigação oficial deixou em aberto a causa do desastre.

Fontes: AOL Online / Site Desastres Aéreos / BBC - Imagens: BBC / Wikipédia - Noticias Sobre Aviação