Os presidentes da Ucrânia, Viktor Yanukovich, e da Venezuela, Hugo Chávez, acertaram nesta segunda-feira abrir representações diplomáticas em ambos os países, no marco da primeira visita oficial do líder venezuelano a Ucrânia.

"Estamos interessados em aprofundar a cooperação mutuamente benéfica com a Venezuela", afirmou Yanukovich durante a reunião com Chávez, segundo as agências ucranianas.

O presidente considera que, devido ao grande interesse demonstrado por Chávez em impulsionar a colaboração em todos os âmbitos, "as relações bilaterais têm um grande futuro".

"Perdemos muito tempo", disse Yanukovich, que comentou que ambos os líderes concordaram em criar grupos de trabalho que se ocuparão de traçar um plano para o desenvolvimento de parcerias.

Já Chávez afirmou que a visita é "muito importante" para Caracas, visto que os dois países têm um grande potencial de cooperação e que o objetivo de sua viagem é "fortalecer os intercâmbios" entre as partes.

Fontes do Governo ucraniano informaram que durante a visita de Chávez serão feitas consultas sobre as condições do fornecimento de petróleo à Belarus através do território ucraniano.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhnGTQ3c00AEWbyVcQMqQo5XhwcQH2n5XiGiWyfD5FLQCjBQyZKm5au8KK3JkrQsJbopdhQ_ur_bti22zXtnfCJmeU_uc7W5wlTRarhBCX6g5JliHAqEq-2G3VXkFCWf11UtTQ6T0qDuUc/s1600/7.jpg

O governo venezuelano retomou em abil as negociações com a ucraniana Antonov para a compra de pelo menos 20 aviões An-74. As versões da aeronave que interessam ao governo venezuelano são a de transporte e a de esclarecimento marítimo. O An-74 é bimotor e capaz de transportar 44 passageiros ou 10 toneladas de carga. A versão de esclarecimento marítimo pode ser equipada com mísseis anti submarino e anti-navio além de torpedos.

O líder venezuelano visitará nesta segunda-feira as instalações da Antónov, empresa estatal ucraniana de fabricação de aviões. Segundo fontes locais, Chávez pode tratar da compra de dois An-74, já que seu país estaria interessado em adquirir uma aeronave de transporte e outra de patrulha marítima.

A visita de Chávez a Kiev faz parte de uma viagem internacional que, após Rússia, Belarus e Ucrânia, o levará também ao Irã, Síria, Líbia, Argélia e Portugal.

Fonte: Terra