O Pentágono mantém negociações diretas com a companhia estatal russa Rosoboronexport, na intenção de comprar helicópteros de transporte Mi-17. Os helicópteros serão repassados ao Afeganistão, informa o site americano Defense News.

“É de interesse de nossas tropas estabelecer com os fabricantes de equipamentos militares russos a mesma relação que mantemos com a companhia Boeing, que produz os helicópteros Chinook, ou a empresa Sikorsky Aircraft, que fabrica os helicópteros Black Hawk”, disse Bert Vergez, chefe de projetos do Exército Americano.

As negociações sem intermediários acontece depois que o governo americano cancelou sanções unilaterais contra várias companhias russas, inclusive a Rosoboronexport.

Essas sanções foram introduzidas por Washington com pretexto de violação de lei americana de não proliferação de armas de destruição em massa a respeito do Irã, Coréia do Norte e Síria ou de violação dos regimes internacionais de controle de armas.

Os helicópteros Mi-17, segundo declarações do Pentágono deve ser destinada à Força Aérea Afegã, já que essas máquinas mostraram sua efetividade em áreas montanhosas, sem contar que os afegãos conhecem muito bem os helicópteros.

O Mi-17 (versão avançada do venerado Mi-8) é um modelo de helicóptero multi-função e de transporte médio, com capacidade de operar em qualquer condição meteorológica e com alcance de mais de 1.000 km.

Fonte: O Informante