A Polícia Civil de São Paulo apreendeu nesta terça-feira um lançador de mísseis AT4, de fabricação sueca e com poder bélico capaz de destruir tanques de guerra. Dentro de uma capa de violão, o artefato militar era transportado por dois indivíduos em uma moto no bairro dos Pimentas, em Guarulhos, na Grande São Paulo. A dupla abandonou o lançador e conseguiu fugir durante a perseguição.

De acordo com a Delegacia de Repressão a Fraudes do Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic), uma equipe realizava levantamentos nas proximidade do conjunto habitacional Marcos Freire quando desconfiou dos ocupantes da moto. Segundo o delegado Adalberto Barbosa, titular da Divisão de Investigações sobre Furto e Roubo de Veículos e Cargas, o garupa da moto carregava uma capa para instrumentos, mas o formato do objeto atraiu a atenção dos policiais, que pensaram se tratar de um fuzil.

No final de 2008, em uma das várias operações do Exército contra as Farc, foram encontrados em um acampamento de um líder guerrilheiro vários lança-foguetes AT-4 adquiridos pela Venezuela da empresa sueca Saab Bofors Dynamics. Interessante observar que em julho duas menores também foram presas em São Paulo transportando drogas e arma em uma capa de violão.

A perseguição, conforme a polícia, começou na avenida marginal Norte Sul. Os desconhecidos jogaram a capa no chão e conseguiram fugir pelas vielas de uma favela. Ao abrirem o invólucro, os policiais se surpreenderam com o conteúdo. O lançador estava sem o míssil, segundo o Deic. Ainda segundo o delegado Barbosa, o artefato é utilizado por unidades militares brasileiras. Representantes do Exército estão tentando identificar a procedência da peça.

Fonte: Terra