A Embraer confirmou nesta sexta-feira que está negociando a venda de 20 jatos regionais para a companhia aérea Alitalia. De acordo com a assessoria de imprensa da fabricante brasileira de jatos, não foi assinado contrato até o momento e o mercado será informado se e quando isso ocorrer.

Mais cedo, o presidente-executivo da Alitalia, Rocco Sabelli, disse que a empresa aérea italiana desistiu do plano de comprar o atrasado jato regional russo Superjet e, em vez disso, fará leasing de 20 novos aviões da Embraer.

Ainda de acordo com Sabelli, a Alitalia receberá os aviões fabricados pela Embraer entre 2011 e 2012. O Superjet - projeto em que a russa Sukhoi tem participação majoritária e que a empresa italiana aeroespacial Finmeccanica detém uma fatia minoritária - tem sido atingido por uma série de atrasos no seu desenvolvimento.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmONVJfVXlTdWhpZnnesCIkwm4m3rn2vfqQhNxAuu72eoBfzg-RVgstUmCD_YDlf630j1HToA6AJGa7Ny7Fv-p_ae5BwY0aiJzsd4D3gQ-rKuvQdE7rKfhzOuCEb215zyKf0rpASaSWA/s400/2.jpg
A Alitalia voltou à lucratividade no período de julho/agosto/setembro, registrando um lucro líquido de 39 milhões de Euros num lucro líquido de 198 milhões de Euros nos dez meses iniciais do ano. Esse resultado se compara favoravelmente ao mesmo período de 2009. Nos mesmos meses a empresa italiana transportou 53% do total de passageiros que voaram em empresas italianas em voos domésticos, somando 7,1 milhões de passageiros - Fonte: Aerobussines

"Nós preferíamos aquela opção (do Superjet) exatamente por causa do envolvimento de uma companhia italiana e então nós adiamos nossa decisão (de compra) em entre seis e 12 meses", disse Sabelli. "Mas o problema fundamental é que até hoje o avião da Sukhoi não iniciou testes de voo", acrescentou.No começo deste mês, a Sukhoi disse que a companhia pretendia vender de 20 a 24 aeronaves para a Alitalia.


Fonte: Terra