Vietnã e Estados Unidos pretendem começar a limpeza das áreas contaminadas pelo Agente Laranja em uma antiga base de guerra americana na metade do ano que vem, informou nesta quinta-feira a embaixada dos EUA.

Um memorando assinado entre os dois países "confirma o desejo mútuo de ambos os governos de cooperar na esperança de que a descontaminação comece em julho de 2011 e seja concluída em outubro de 2013", segundo o comunicado.

O acordo abrange o aeroporto de Danang, no centro do Vietnã.


O Agente laranja é uma mistura de dois herbicidas: o 2,4-D e o 2,4,5-T. Foi usado como desfolhante pelo exército americano na Guerra do Vietnã. Derrubava as folhas das árvores, impedindo que os soldados se escondam na mata. Causa sérios danos ao meio ambiente. O uso deixou seqüelas terríveis na população daquele país e nos próprios soldados americanos. Calcula-se que tenham sido lançados 45,6 milhões de litros do produto durante os anos 60, cobrindo dez por cento do território do Vietnã. Os efeitos da dioxina usada no desfolhante [herbicida] Agente Laranja continuam na região que compreende áreas do Vietnã, Laos e Camboja. Abaixo seguem fotos de pessoas contaminadas pelo Agente Laranja:


Os resíduos se entranham na terra e nas sementes das plantas...

E os que as consumiram e consomem transmitiram...

E transmitem seus efeitos aos descendentes...


Durante a Guerra do Vietnã, aviões voando a partir de bases incluindo Danang pulverizaram Agente Laranja e outros herbicidas para retirar as folhas das árvores, numa tentativa de privar as forças comunistas de abrigo e alimento.

Os herbicidas continham dioxina, um potencial causador do câncer.

Na preparação para a limpeza, os EUA assinaram um contrato no final do ano passado para a construção de um aterro sanitário seguro para proteger o solo ds sedimentos contaminados.

O embaixador americano, Michael Michalak, afirmou nesta quinta-feira que Washington colocou à disposição 17 milhões de dólares neste ano para a descontaminação em Danang, que vai custar, no total, 34 milhões de dólares.

"Os dois governos agora preparam juntos a estrutura, a obtenção e a implementação do projeto", disse ele.

Especialistas identificaram outras duas antigas bases aéreas americanas como áreas contaminadas por dioxina.

A ONU anunciou neste ano um projeto de cinco milhões de dólares para reduzir a contaminação na região do aeroporto Bien Hoa, perto da cidade de Ho Chi Minh.

Um médico vietnamita testemunhou perante o Congresso americano neste ano que mais de três milhões de vietnamitas sofreram os efeitos dos herbicidas do tempo da guerra.

Segundo as associações de vítimas, o herbicida, suscetível de provocar cânceres, cegueira, doenças de pele e malformações físicas, atingiu direta ou indiretamente entre dois e quatro milhões de pessoas.

Vietnã e os EUA normalizaram suas relações há 15 anos.

Fonte: Bol