Israel destruiu um reator nuclear da Síria em um ataque aéreo, semanas antes de ele entrar em funcionamento em 2007, afirma um documento diplomático dos EUA vazado pelo site WikiLeaks e publicado nesta sexta-feira, 24, pelo jornal israelense Yediot Aharonot.

"Em 6 de setembro de 2007, Israel destruiu o reator nuclear construído secretamente pela Síria aparentemente com a ajuda da Coreia do Norte", afirmou a então secretária de Estado americana Condoleezza Rice, em documento publicado pelo Yediot Aharonot. "Nossos especialistas de inteligência estão convencidos de que o ataque dos israelenses tinha como alvo na verdade um reator atômico do mesmo tipo do construído pela Coreia do Norte em Yongbyon", escreveu ela, em mensagem datada de abril de 2008.

"Nós temos boas razões para acreditar que o reator não foi construído para fins pacíficos", disse ela, acrescentando que o ataque ocorreu apenas semanas antes de o reator começar a operar.

Condoleezza também destacou o segredo em torno da instalação nuclear, com autoridades sírias se recusando a convidar a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) ou a imprensa para visitá-lo.

A Síria sempre negou que a estrutura atacada por aviões de combate israelenses fosse um reator nuclear. O governo sírio apenas admitiu que era uma "instalação militar em construção". Israel por sua vez nem chegou a admitir oficialmente que atacou o alvo.

http://4.bp.blogspot.com/_AxCuBauiBF0/SS2xW8yFMAI/AAAAAAAABHg/TM-mS-n_d5s/s400/siria_reator.jpg


As tentativas da Síria de desenvolver um programa nuclear próprio foram anuladas com a operação Orchard, em 2007, levada a cabo por Israel.

O ex-presidente dos EUA George W. Bush afirmou em seu livro de memórias que resistiu à pressão israelense para bombardear o local. Em 2008, o então senador e candidato Barack Obama, atualmente presidente, disse que Israel tinha o direito de bombardear a instalação suspeita na Síria.

Fonte: Estadão