A agência de notícias militares Jane’s divulgou a informação que o Iêmen iniciou negociações com a China para aquisição de aeronaves da caça J-10 e JF-17.

Segundo o Jane’s a Chine vem divulgando seus caças J-10 e JF-17 para diversos países africanos e asiáticos, entre eles o Azeirbaijão, Nigéria, Zimbábue e Egito, que já demonstraram interesse no J-10.

A agência de notícias Yemen News divulgou que no dia 9 de dezembro representantes do governo chinês e da indústria aeronáutica chinesa estiveram no Iêmen para conversar sobre os novos caças que seriam utilizados para renovar parte da antiga frota de combate da Força Aérea do Iêmen.

A Força Aérea do Iêmen é composta de antigas aeronaves de combate da extinta União Soviética, e além da falta de peças sofre com falta de treinamento de seus pilotos, tendo ocorrido diversos acidentes, incluindo a perda de dois caças MiG-29 neste ano.

As negociações ainda estão na fase inicial, mas fonte oficias disseram que os caças J-10 novos custarão cerca de US$ 27 milhões cada, enquanto os JF-17 sairão por US$ 15 milhões cada, um preço relativamente baixo comparado a caças com características similares.

Fonte: CAVOK