A partir desta quarta-feira (15) Manaus já possui esquadrão com seis caças supersônicos para defender toda a Amazônia Brasileira. Em cerimônia realizada na Base Aérea de Manaus, o Ten. Brigadeiro Junite Saito inaugurou o angar que vai abrir o Esquadrão Pacau, que veio transferido de Natal (RN) para o Amazonas.

O Esquadrão possui seis caças modelo F-5EM com autonomia de vôo de 1h30, equipados com dois canhões de 20mm capazes de 280 tiros por minuto, além de mísseis de longo alcance. Os caças possuem a capacidade de reabastecer ainda em vôo, o que pode aumentar para mais de nove horas a manutenção da aeronave no ar.

De acordo com o Ten. Coronel Fernando Mauro, comandante do 1º/4º GAV, a chegada do Esquadrão reforça o compromisso das forças armadas de manter a Amazônia protegida através de um trabalho em conjunto com o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Espaço Aéreo.

“Nos estamos trazendo a capacidade de fazermos toda a vigilância do espaço aéreo da região para Manaus, principalmente a defesa área, que é a missão do nosso Esquadrão”, comenta Fernando Mauro.

De acordo com o Chefe do 7º Comando Aéreo Regional (COMAR VII), Brigadeiro Luiz Aguiar, essa é a segunda unidade de combate da Força Aérea Brasileira transferida para a região Amazônica. Em 2009, o 2º/8º GAV foi transferido para Porto Velho (RO) e está equipado com Helicópteros modelo AH-2 Sabre, com a finalidade de defender o território nacional. “A região já tinha essa proteção, mas obviamente que com a aeronave deslocada para cá (Manaus) nós faremos com mais freqüência essa interação”, disse.

Defesa na Amazônia

Além dos F-5EM, a Base Aérea de Manaus também já conta com esquadrões equipados com helicópteros H-60 Blackhawk e aviões C-105 Amazonas, C-97 Brasília e C-98 Caravan. A capital Amazonense também é sede do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV). O órgão controla todos os voos na região do país e detecta eventuais tráfegos ilícitos que são interceptados pelas aeronaves de caça que patrulham a região.

A Amazônia também é protegida pelos 1°/3° GAV e 2°/3° GAV, baseados respectivamente em Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO). Essas unidades são equipadas com o A-29, um caça turboélice fabricado pela EMBRAER que se destaca pelo perfil de voo ideal para interceptar aviões de baixo desempenho.

Fonte: D24AM