A Turquia quer se reconciliar com Israel para evirar a página do ataque hebreu à frota pró-palestina em 31 de maio passado, mas exige desculpas e indenizações para os nove turcos mortos durante o incidente, reiterou neste sábado o chefe da diplomacia turca.

"Temos a vontade de nos reconciliar com Israel. Queremos relações pacíficas com todos os países", disse Ahmet Davutoglu a um grupo de jornalistas em Istambul, citado pela agência Anatolia.

"Desculpas e indenizações constituem a única saída possível", insistiu Davutoglu.

Israeli troops board the Mavi Marmara

O ministro lamentou que Israel não esteja na mesma sintonia e considerou que esta situação complica as coisas.

Uma operação militar israelense contra o navio turco "Mavi Marmara", que fazia parte de uma frota humanitária com destino a Gaza, território submetido a um bloqueio israelense, matou nove turcos em 31 de maio em águas internacionais.

A Turquia chamou para consultas seu embaixador em Tel Aviv e desde então reclama desculpas e indenizações para as famílias das vítimas.

As relações entre Turquia e Israel, aliados estratégicos desde os anos 1990, se deterioraram depois da ofensiva israelense contra Gaza em dezembro de 2008/janeiro de 2009, e em 2010 entraram em crise por causa do ataque à frota.

Fonte: Bol