Mais de 900 centros de criação de porcos, frangos e galinhas foram fechados na Alemanha devido ao risco de contaminação com dioxina, anunciou neste sábado o ministério da Agricultura, atingido por um escândalo alimentar desde o início de janeiro.

Estes criadouros foram fechados depois que as autoridades descobriram que um fabricante de rações para animais do Estado regional da Baixa Saxônia (norte) não forneceu uma lista completa das criações aos quais abastecia com seus produtos, segundo a ministra da Agricultura, Ilsa Aigner, citada em um comunicado.

Segundo as autoridades regionais da Baixa Saxônia, alguns produtos surgidos desses centros, principalmente ovos, devem ter sido comercializados durante dez dias antes da descoberta do caso.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgwnSz_0w8UYhLIEQodBttJAXpEAdVCzsgws1YykJSP6YnuyK_OnGWSPtpFhqWMhCAextuxlEp0sHMYaws0xN9MrMK8OXrqYk0yIWsVN6ShBwS5jM_SxwL0Q1vWhY1R9iGxNWilppVrrQe6/s320/MA-EggDioxin.jpg

A questão da segurança alimentar está no centros dos debates na Alemanha depois da descoberta, no início de janeiro, de ovos e carne de porco contaminados com dioxina, um produto cancerígeno.

Na origem desse escândalo, se encontra um produtor de gorduras animais e industriais suspeito de ter entregado a fabricantes de alimentos para animais gorduras destinadas à indústria.

Fonte: Bol