Segundo o 'Strategy page', assim como a Força Aérea a Marinha da China ao que parece 'elegeu' em 2010 atraves de licitação (onde foi confrontado com o L-15 de custo de produção maior) o JL-9 Plateau Eagle - FTC-2000 (a nível mundial) já que recentemente uma destas aeronaves nas cores da marinha chinesa, foi vista equipada com um 'gancho de parada'.


A aeronave sem sendo desenvolvida desde 2001 e é uma versão mais avançada do treinador JJ-7 (inclusive mantém o motor Wopen 13F), inclusive baseia-se no J-7 (uma cópia chinesa do russo MiG-21). Inicialmente achava-se que o JL-9 seria usado apenas no treinamento de futuros pilotos de J-7 e J-8, porém, parece clara que o caça poderá treinar a futura geração de pilotos dos caças J-10 (similar ao F-16) e J-11 (similar ao Su-27).


Ao que tudo indica a escolha para produção em massa do JL-9 e não do L-15 para treinador padrão das aviações de caça chinesa pode indicar que estes ainda não dominam totalmente o ciclo de produção dos motores a jato avançados.

Já que o L-15 Lift utiliza 2 motores com pós-combustão fabricados na Ucrânia (Ivchenko-Progress ZMKB AL-222K-25F) com softwares FADEC (full authority digital engine control) de ultima geração e tal 'detalhe' evidentemente encarece o preço final do L-15 (que tem dois motores) frente o JL-9 (que tem apenas um motor).

Imagem em 3 vistas, do L-15 armado com mísseis PL-8 na ponta das asas.

Ao que parece o L-15, que lembra muito os modelos mais recentes da Aermacchi italiana e foi desenvolvido com ajuda de empresas russas e ucranianas. Tem portanto a sua produção momentaneamente inviabilizada.

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