A Marinha negocia o envio de tropas brasileiras para treinamento em uma base da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na ilha de Creta, na Grécia.O objetivo é preparar militares da Marinha para integrar a Força-Tarefa Marítima da Unifil, a missão de paz da ONU no Líbano, que tenta evitar conflitos entre Israel e a milícia xiita Hizbollah.A participação do país na Unifil começou oficialmente ontem, com o envio ao Líbano do contra-almirante Luiz Henrique Caroli e uma equipe de oito militares.Eles devem assumir nos próximos dias o comando da parte naval da missão, que contará com oito navios e 885 homens. A esquadra tem o objetivo de inspecionar navios suspeitos e impedir a entrada irregular de armas no litoral libanês.

TREINAMENTO-Para ajudar o Brasil a preparar suas tropas, a Otan disponibilizou seu Centro de Treinamento da Otan para Missões de Interdição Marítima, na baía Souda, ao norte da ilha de Creta.Lá, os militares brasileiros devem aprender técnicas de combate usadas pela Otan em bloqueios marítimos.

Entre elas estão a invasão de embarcações suspeitas por meio de helicópteros, técnicas de inspeção de contêineres em navios cargueiros -por meio de rapel- e normas internacionais para verificação de documentações e certificados.O treinamento deve culminar com a simulação de uma operação de bloqueio marítimo do litoral da ilha.Os militares que receberão treinamento devem fazer parte da tripulação -de ao menos 200 homens- de uma fragata brasileira que a Marinha pretende enviar ao Líbano ainda neste semestre.Contudo, a participação da fragata na Unifil ainda não está confirmada, pois ainda depende de aprovação no Congresso. Por causa disso, a aceitação do convite para treinamento em Creta só deve ocorrer após a formalização do envio da embarcação para o Oriente Médio. O Brasil estuda ainda enviar até 300 homens do Exército para patrulhar a fronteira entre Líbano e Israel.

Fonte: Folha - Via: Blog do Lages