https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjr8edy17FKijQ18kceeew-QaMDNhCx2vLWxMQGaNj0PgxDh9Dfht3_swxSN5K5W6LbfU6ZuLTElZnYo3ZoqRSQyumbA2x87ht7J43LyrCL8rjvNfL7IDPQ5HGy7yTY7wbjcCiHH4GVI45A/s400/VENEZUELA.+DTN

O governo venezuelano está negociando com a China a aquisição de novos aviões de treinamento de combate, transporte e de caça, segundo informaram fontes ligadas ao governo. As aeronaves chinesas, em alguns casos, substituirão modelos norte americanos com limitações operacionais, devido ao Estados Unidos limitarem o envio de peças de reposição.


[k-8w(4).JPG]

O negócio trata inicialmente sobre a aquisição de 7 novos aviões de treinamento de combate K-8W que elevará a frota existente para 24 unidades. Numa oportunidade anterior, o presidente Hugo Chávez anunciou a compra de um segundo lote de 18 unidades, mas finalmente a quantidade foi reduzida para 7.


Venezuela comprou uma frota de 10 ou 12 aeronaves de transporte médio Chinesas Shaanxi Y-8 (cópia chinesa do Antonov AN-12). As aeronaves devem ser utilizadas para complementar e posteriormente substituir os Hércules C-130, locados no Grupo Aéreo 6, basedos na Base Aérea El Libertador, Maracay (Estado de Aragua central). O Shaanxi Y-8 (AVIC) é uma aeronave de transporte médio, com capacidade para 88 passageiros ou 20 toneladas de carga útil.

Um segundo passo é a compra de cerca de 10 e 12 aeronaves de transporte Y-8. Estas aeronaves, segundo explicou o comandante geral da força aérea, General Jorge Arévalo Oropeza Pernalete, serão para complementar a frota de aeronaves C-130H Hercules atualmente em operação.

O caça J-10 está entre as possíveis aquisições militares que a Venezuela está fechando com a China. - Acima o protótipo da versão J-10B.



O caça Chengdu J-10 nas cores da Força Aérea da Venezuela.

Por último, foi decidida aquisição de aeronaves de caça J-10 para, eventualmente, substituir os caças F-16 de fabricação norte americana. O caça J-10 é um caça multimissão, supersônico, com capacidade para transportar até 6 toneladas de armamentos, entre bombas e mísseis. Em novembro de 2010, fontes chinesas informaram sobre uma possível venda de caças JF-17 para a Venezuela, com capacidade menor que o J-10.

O ‘Flightglobal’ ja anunciou que a Venezuela é um dos potenciais compradores do caça chino-paquistanês JF-17 “Thunder”. O JF-17 é um caça de terceira geração, de um só motor (russo) desenvolvido para substituir diversos modelos existentes na força aérea paquistanesa, dentre eles o Chengdu F-7, o Dassault Mirage e os "F-5", como aqueles operados pela Força Aérea Venezuelana.

A Fuerza Aérea Venezolana (FAV) dispõe há algum tempo de sistemas militares chineses, incluindo 17 aeronaves K-8W e dez radares móveis tridimensionais de longo alcance, sete do modelo JYL-1 e três JY-11.

Fonte: Notitarde – Carlos Hernández - Via: CAVOK