Os Estados Unidos estão interessados em comprar petróleo brasileiro a longo prazo, declarou nesta quinta-feira (24) o chanceler Antônio Patriota em Washington, após uma conversa com o secretário do Tesouro, Tim Geithner, e altos dirigentes americanos.

A questão energética, a cooperação no seio do G20, o setor de obras públicas brasileiro e o intercâmbio educativo estão entre os principais temas que serão abordados na visita do presidente Barack Obama ao Brasil, nos dias 19 e 20 de março, enumerou Patriota à imprensa pouco antes de encerrar sua visita de trabalho.

"Há interesse americano no potencial energético brasileiro. Foi mencionado que o Brasil poderia se converter em um dos importantes exportadores de petróleo no futuro", declarou Patriota.

Isso pode acontecer se o Brasil conseguir explorar suas grandes jazidas em águas profundas, na camada do pré-sal.


"Nós temos, em troca, interesse no intercâmbio de cientistas e em uma discussão avançada sobre biocombustíveis, inclusive na área de aviação", disse o chanceler.

O ministro das Relações Exteriores brasileiro e o embaixador em Washington mantiveram ao longo de dois dias reuniões com a secretária americana de Estado, Hillary Clinton, com Geithner e Michael Froman, um dos conselheiros econômicos de Obama.

A presidente Dilma Rousseff, que receberá Obama em Brasília no dia 19 de março, também tem um interesse particular no intercâmbio de cientistas e em promover a cooperação educativa, acrescentou o chanceler.

Patriota e Geithner abordaram também o tema cambial, um dos principais pontos de discussão no G20, e outras questões de cooperação financeira.

Os Estados Unidos seguem interessados em vender caças ao Brasil, uma operação que envolveria um total de 36 aviões no valor de US$ 4 a US$ 7 bilhões, confirmou Patriota, embora o governo brasileiro tenha adiado indefinidamente a operação.

"Eu abordei o interesse brasileiro em vender aviões Tucano à Força Aérea dos Estados Unidos. É uma manifestação de interesses simétricos", declarou o chanceler brasileiro com um sorriso.

Os Super Tucano são produzidos pela Embraer, que acaba de inaugurar em Melbourne, na Flórida, sua primeira fábrica de montagem final de aviões.

Patriota também confirmou que o presidente Obama está interessado em visitar uma favela durante sua estada no Rio de Janeiro, assim como as sedes de eventos esportivos para o Mundial de futebol e os Jogos Olímpicos que o Brasil sediará em 2014 e 2016, respectivamente.

Fonte: G1