Imagens de telescópio da Nasa mostram marcas deixadas por um objeto que atingiu a atmosfera de Júpiter em julho de 2009. Cientistas concluíram que o impacto foi provocado por um asteroide do tamanho do Titanic


Um asteroide do tamanho do navio Titanic foi a causa de uma misteriosa “cicatriz” que apareceu na atmosfera de Júpiter em julho de 2009.

O veredicto saiu em dois estudos publicados no jornal Ícarus e divulgados na quarta-feira 26 de janeiro pela Nasa (agência espacial americana).

Dados de três telescópios permitiram aos cientistas observaram as temperaturas atmosféricas e condições químicas associadas ao impacto.

Ao juntar as informações, a equipe deduziu que o objeto mais provável era um asteroide rochoso. Até então, cientistas acreditavam que os únicos objetos capazes de atingir Júpiter fossem cometas gelados.

A pesquisa contou com o astrônomo Glenn Orton, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, na Califórnia, e com Leigh Fletcher, pesquisador da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Segundo Orton, o impacto por um asteroide mostra que o Sistema Solar é um local complexo, dinâmico e violento: “Muitas surpresas podem estar esperando por nós lá fora”.

As conclusões coincidem com evidências obtidas pelo telescópio Hubble, que indicou que o impacto provocado em 2009 refere-se a um objeto mais denso do que o cometa que se lançou na atmosfera de Júpiter em 1994.


Fonte: UOL - Via: Arquivos do Insolito