Dois navios de guerra iranianos entraram no canal de Suez na manhã desta terça-feira para passar ao Mediterrâneo. Isso não acontecia desde 1979 e foi chamado de "provocação" por Israel.

— Os dois navios entraram no canal às 05h45 (0h35 de Brasília) para passar ao Mediterrâneo — afirmou à AFP uma fonte da administração do local.

Em geral, um navio demora de 12 a 14 horas para cruzar o canal.
Esta é a primeira vez desde 1979 que embarcações de guerra iranianas atravessam o canal. Trata-se da fragata de classe MK-5, equipada com mísseis terra/mar, e uma embarcação de apoio de classe Kharg. Segundo o ministro de Relações Exteriores de Israel, Avigdor Lieberman, o destino final dos navios é a Síria.

(click photos to enlarge)
IRIS Alvand

IRIS Kharg

Uma fonte do Conselho Supremo do Exército egípcio declarou na noite de segunda-feira ao canal privado Dream que a autorização foi concedida em acordo com a Convenção de Constantinopla de 1888, que autoriza a passagem de navios militares pelo canal de Suez.

O Egito autorizou a passagem dos navios pelo canal de Suez depois de enviar sinais contraditórios. Primeiro afirmou que não havia recebido nenhuma solicitação e depois deu a entender que os dois navios estavam bloqueados.