Todo fã da série original Star Trek se lembra do Universal Translator, o pequeno aparelho que permitia que a tripulação do Enterprise conversasse com seres extraterrestres. Agora, com a nova versão do aplicativo Google Tradutor para dispositivos Android, talvez estejamos presenciando os primeiros passos rumo a um tradutor universal real.

É claro que o Google Tradutor já é um velho conhecido e já é um aplicativo útil para tradução de textos e frases em diferentes línguas. Mas o novo Tradutor 2.0 traz uma função beta que já tem lugar garantido entre as funções móveis mais legais que já vi.


O Google Tradutor inclui, agora, o Conversation Mode, que, basicamente, torna possível a tradução da fala em tempo real. Atualmente, a função beta da versão do Tradutor 2.0 pode ser utilizada somente em inglês e espanhol.

Eu testei o Google Tradutor em um dispositivo Android para conversas em meu fraco espanhol e em conversas com um amigo falante nativo do espanhol. Embora o aplicativo tenha algumas falhas, incluindo algumas traduções erradas bizarramente hilárias, na maior parte do tempo, as habilidades do aplicativo impressionaram.

Nova função do aplicativo Google Tradutor para Android, o Conversation Mode, torna possível conversar pessoalmente utilizando o celular


Para começar, seu Android precisa de conexão de internet. Eu o testei tanto via conexão WiFi quanto via conexão 3G e funcionou perfeitamente nos dois casos. Para iniciar uma conversa, basta clicar no botão do microfone, próximo ao campo de texto, e começar a falar em, digamos, inglês. A opção de entrar em Modo Conversação irá aparecer e exigir confirmação. Quando você completa uma frase, o tradutor a converte em uma onda digital e a devolve com uma possível tradução, que é mostrada em um balão de conversa. Se a tradução estiver correta, escolha “Correct” (ou “Correcto”, se estiver falando em Español) e então o aplicativo repete a frase naquela clássica, porém compreensível voz digital. A janela do Conversation Mode oferece uma resposta na língua escolhida, ou seja, se o primeiro fala em inglês, a resposta é em espanhol.


É claro que uma conversa mediada pelo tradutor não flui naturalmente, mas esse método realmente funciona para evitar erros. E se o Conversation Mode estiver errado, uma caixa para inserção de texto surge para garantir que frase certa seja traduzida e falada.
Erros ocorrerão. Quando fiz meus testes em espanhol, o aplicativo teve problemas nítidos com minha pronuncia ruim. Por exemplo, quando disse “Donde esta el baño? [Onde fica o banheiro]”, o aplicativo traduziu “Where do I install the chicken? [Onde instalo o frango?]. No entanto, quando utilizei o aplicativo com meu amigo falante nativo de espanhol, a precisão do Google Tradutor melhorou espantosamente. Entre as traduções do inglês para espanhol e vice-versa, a precisão superou os 80%. Em nossa conversa de dez minutos, tivemos de corrigir apenas algumas vezes.

Essa função ainda é considerada beta e tem outras limitações além das opções limitadas de idiomas no Conversation Mode. Provavelmente, o principal problema, especialmente para um aplicativo de celular, é que ele só funciona em conversas face a face. Por enquanto, não há previsão para o uso do aplicativo em ligações, embora seja possível ligar pra alguém de outro aparelho e usar o viva-voz.
De qualquer forma, estou muito empolgado com o futuro desse aplicativo. Provavelmente, a parte mais frustrante de uma viagem seja procurar loucamente por uma frase em um livrinho quando se tenta conseguir informações ou fazer pedidos em um restaurante quando se tem uma dieta restrita e não se fala a língua local.


Com a nova função do Google Tradutor, eu, assim como Capitão Kirk, posso ir para qualquer lugar e ter a certeza de que serei entendido pelos nativos (bem, por enquanto, desde que eles falem espanhol). Fora do Conversation Mode, o tradutor ainda torna possível digitar ou falar frases e tê-las traduzidas para uma grande variedade de idiomas, de Francês e Alemão, a Árabe e Coreano.

O Google Tradutor está disponível para download gratuito para dispositivos Android no Android Market.

Fonte: ITWEB