Durante o ato de recepção oficial do segundo navio de vigilância litorânea BVL Yavire GC-22, da Marinha Venezuelana, evento ocorrido na base naval de Puerto Cabello na semana passada, o presidente Hugo Chávez expressou seu propósito de adquirir oito helicópteros Eurocopter Cougar para operar a bordo dessas novas embarcações.

Além de anunciar a possibilidade de comprar novos Cougar, Chávez anunciou a
.
liberação de verbas para revitalização dos aparelhos do mesmo modelo em serviço na Força Aérea do país. O mandatário comentou que pretende também adquirir exemplares para repor as perdas de alguns aparelhos da frota da instituição.

Atualmente, helicópteros Eurocopter AS-331B1 Super Puma e AS-532 B2 Cougar fazem parte da dotação do Grupo Aéreo de Operaciones Especiales Nº 10 ( Los Cobras), unidade sediada na Base Aérea El Libertador, em Palo Negro, estado de Aragua.

A Marinha Venezuelana possui atualmente em seu inventário para operações SAR/ASW helicópteros Agusta/Bell 212 ASW operados pelo Escuadrón Aeronaval de Helicópteros e os modelos Bell 412EP e Mil Mi-17V-5 operados pelo Escuadrón Aeronaval de Apoyo Táctico.

Fonte: T & D