O Ministério da Defesa do Canadá disse nesta quarta-feira que pela primeira vez aviões CF-18 da Força Aérea canadense realizaram dois ataques nas últimas 24 horas contra posições do Exército líbio.

O general de divisão Tom Lawson informou durante entrevista coletiva que uma das missões foi um ataque contra um depósito de armas do Exército líbio em Misurata e que aconteceu na noite de terça-feira.

Do ataque participaram quatro dos seis aviões de combate CF-18 que o Canadá tem desdobrados na região para manter a zona de exclusão aérea sobre a Líbia.

Lawon acrescentou que os aviões canadenses empregaram bombas de precisãoLink guiadas por laser "para minimizar o risco de efeitos colaterais".

Na terça-feira, dois CF-18 foram obrigados a abortar um ataque contra instalações militares líbias pelo risco de causar outros danos.

Esses aviões também participaram de um segundo ataque, mas o Ministério da Defesa canadense não ofereceu mais detalhes sobre a missão.

O Canadá deslocou ao Mediterrâneo cerca de 400 militares, seis caças CF-18, dois aviões CC-150 Polaris e a fragata HMCS Charlottetown.

Fonte: Terra